2025_04_14_Foto_Projeto Pé-de-Pincha solta mais de 45 mil quelônios no Oeste do Pará (3) copiar

Projeto da MRN liberta milhares de quelônios

Iniciativa bate recorde de solturas e tem foco na conservação de espécies amazônicas

Este ano, mais de 45 mil quelônios já foram soltos em Oriximiná e em Terra Santa, no Pará, pelo Projeto Pé-de-Pincha, que completa 25 e 26 anos nas respectivas regiões. A ação, focada na conservação de espécies como tracajá e tartaruga-da-amazônia, é coordenada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o apoio da Mineração Rio do Norte (MRN), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Universidade do Oeste do Pará (Ufopa) e de comunidades ribeirinhas.

O ciclo de soltura de quelônios, que teve início em agosto passado, alcançou 15.826 em Terra Santa e 29.877 em Oriximiná. O processo incluiu desde o monitoramento dos ninhos até a eclosão controlada em chocadeiras, culminando com a libertação dos animais em seus hábitats naturais.

“O Pé-de-Pincha mostra como a união entre conhecimento científico e saberes tradicionais promove resultados concretos para a preservação ambiental. A evolução na sensibilização e educação ambiental é visível, especialmente diante de desafios como as mudanças climáticas. Mas é a vivência prática e o envolvimento direto das comunidades que realmente fazem a diferença para o sucesso da iniciativa”, explica Genilda Cunha, coordenadora do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN, do qual o Pé-de-Pincha é integrante.

Fotos: Divulgação MRN

Veja também:

ABAL lidera iniciativa inédita para medir emissões de carbono no Brasil

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) acaba de anunciar uma parceria estratégica que promete impulsionar o setor em direção a um futuro mais sustentável. Em colaboração com o Programa Euroclima, da União Europeia, com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do

Hydro apresenta peças de alumínio reciclado na Semana de Design de Milão 2025

O Projeto R100, uma inovadora proposta de design sustentável da Hydro, foi apresentado na Semana de Design de Milão 2025 até 13 de abril com a exibição de cinco peças exclusivas criadas pelos renomados designers Sabine Marcelis, Keiji Takeuchi, Cecilie Manz, Daniel Rybakken e Stefan Diez. “Escolhemos a Semana de Design de Milão, pois é

Rolar para cima
Rolar para cima