soltura_materia

MRN devolve 15 mil filhotes de tartaruga à natureza

Iniciativa reforça o compromisso da empresa com a preservação ambiental e a sustentabilidade

Em Oriximiná, no Pará, cerca de 15 mil filhotes de quelônios, popularmente conhecidos como tartarugas da amazônia, retornaram ao seu hábitat natural na Reserva Biológica do Rio Trombetas (Rebio). Essa iniciativa faz parte do Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), uma ação conjunta da Mineração Rio do Norte (MRN) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A soltura dos filhotes marcou o fim de um ciclo de monitoramento e manejo que começou em agosto de 2024. Mais de setenta voluntários, moradores da região e empresas parceiras participaram da ação.

O programa, instituído na década de 1980, ajuda a manter uma das maiores áreas de reprodução de quelônios da Amazônia, mostrando a importância da preservação ambiental na Rebio, criada em 1979 justamente para isso. Com o apoio da MRN desde 2003, o PQT aumentou suas ações de manejo e proteção.

“É um grande orgulho apoiarmos esse trabalho, especialmente com as comunidades. Acredito que ele serve de exemplo para a região e outros territórios vizinhos, mostrando como podemos conviver e trabalhar com a natureza de forma harmônica. Com isso, sem dúvida, estamos construindo e garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, afirma Genilda Cunha, analista e coordenadora de Programas e Projetos Ambientais da MRN.

Fotos: Divulgação MRN

Veja também:

Projeto da MRN liberta milhares de quelônios

Este ano, mais de 45 mil quelônios já foram soltos em Oriximiná e em Terra Santa, no Pará, pelo Projeto Pé-de-Pincha, que completa 25 e 26 anos nas respectivas regiões. A ação, focada na conservação de espécies como tracajá e tartaruga-da-amazônia, é coordenada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o apoio da Mineração Rio

ABAL lidera iniciativa inédita para medir emissões de carbono no Brasil

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) acaba de anunciar uma parceria estratégica que promete impulsionar o setor em direção a um futuro mais sustentável. Em colaboração com o Programa Euroclima, da União Europeia, com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do

Rolar para cima
Rolar para cima