A montadora inglesa Triumph apresentou para o Brasil, no Salão Duas Rodas 2019, realizado em São Paulo, a Rocket 3. O modelo roadster conta com o maior motor em produção no mercado para uma motocicleta produzida em série (2.500 cc), oferece grande potência (167 cv) e economia de peso: são 40 kg a menos em comparação à geração anterior, graças ao chassi de alumínio.
O modelo, disponível para o mercado brasileiro a partir do ano que vem, será produzido na unidade da Triumph em Manaus (AM).
Claudio Peruche, gerente de Pós-Venda da Triumph do Brasil, explica que, como as motocicletas estão passando por um processo de evolução, o alumínio tem sido cada vez mais utilizado. “Além da parte estrutural, temos outros componentes com tecnologia avançada”, diz o gerente.
Peruche cita o sistema de braço, a traseira, a suspensão da balança, o cabeçote e também o motor, local em que a aplicação do metal faz a diferença em vários modelos.
“O alumínio é o melhor material contra a corrosão, além de trazer leveza e garantir o aspecto estético para produtos premium. Nosso chassi com pontos de solda de alumínio, por exemplo, é uma verdadeira obra de arte”, acrescenta.
Ainda de acordo com o executivo, o metal traz rigidez à torção, conferindo estabilidade, atributo importante para uma motocicleta.
“Hoje, o grande ponto em que a indústria automotiva trabalha é a redução do consumo”, salienta. Nesse sentido, o objetivo da Triumph do Brasil é que o consumidor adquira uma motocicleta com material resistente, confiável, com menor peso e, em consequência, com redução de consumo e mais potência. O alumínio está aí justamente para isso.
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Crédito da imagem de abertura: divulgação