50303968993_89e81670f7_c

Hydro se fortalece como produtora de alumínio de baixo carbono

Em 2021, a companhia dará continuidade aos investimentos voltados à sustentabilidade

Multinacional de origem norueguesa do setor do alumínio, a Hydro definiu como prioridades para este ano a segurança dos profissionais no enfrentamento da Covid-19 e a disciplina de custos, além de uma série de iniciativas para apoiar a estratégia global para 2025.

Carlos Neves, diretor de Operações de Bauxita & Alumina da Hydro, explica que a estratégia está concentrada, principalmente, em fortalecer a posição da empresa como produtora de alumínio de baixo carbono, com crescimento nas áreas de reciclagem e novas energias, de olho nas oportunidades das megatendências mundiais.

“Como percebemos uma demanda maior por produtos de baixo carbono que também é esperada para 2021, estamos trazendo novidades nessa área para o Brasil”, anuncia o dirigente da companhia.

Desenvolvimento sustentável
De acordo com Neves, Hydro tem compromisso sério com a sustentabilidade nas suas operações e segue investindo nessa área.

A implementação da tecnologia Tailings Dry Backfill é um exemplo. Ela elimina a necessidade de construção de novas barragens permanentes para armazenamento de rejeitos da mineração de bauxita na Hydro Paragominas. Além disso, reduz a pegada ambiental, melhora o processo de reflorestamento e contribui para a segurança das operações.

Na área de energia, a Hydro criou uma unidade de Renováveis no Brasil e já assinou dois memorandos de entendimento (Mous) com empresas desse setor para o desenvolvimento de projetos.

A empresa ainda tem planos para investir na conversão, do óleo combustível para o gás natural, em equipamentos como calcinadores e caldeiras, melhorando a pegada ambiental da região.

Em 2020, a companhia também reforçou o programa de melhorias operacionais. Na Alunorte, refinaria de alumina localizada em Barcarena (PA), por exemplo, entrou em funcionamento a nova estação de tratamento de efluentes industriais (ETEI).

Com investimentos na ordem de R$ 675 milhões, o projeto passou a contar com novas bacias de estocagem de águas residuais e pluviais e repotenciamento de bombas para drenagem do material até as estações de tratamento.

Compras responsáveis
A Hydro mantém um grande volume em compras locais, fortalecendo a economia no Pará e, consequentemente, do país. Somente em 2019, a empresa adquiriu produtos e serviços no Estado que totalizaram R$ 3,7 bilhões.

Créditos da foto de abertura: Anders Vindegg/Hydro

Veja também:

Indústria do alumínio mantém operações na fase vermelha em São Paulo

Por conta das medidas mais rigorosas anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) divulgou um parecer sobre a manutenção das atividades no período. Segundo análise dos atos normativos do ‘Plano São Paulo’, a indústria do alumínio pode funcionar normalmente

Instituto Alcoa abre inscrições para ações de apoio a projetos locais

Anualmente, o Instituto Alcoa desenvolve o Programa de Apoio a Projetos Locais. O objetivo é colaborar com iniciativas de organizações da sociedade civil ou do poder público voltadas as áreas de educação e de geração de trabalho e renda, nas regiões em que a companhia possui suas operações. A edição 2021 já está com inscrições

Termomecanica passará a produzir vergalhões de alumínio

Apesar da pandemia da Covid-19, a perspectiva da Termomecanica é de crescimento em novos mercados no Brasil e de aumento das exportações neste ano. A partir do segundo semestre, a empresa iniciará a fabricação de vergalhões de alumínio e o desenvolvimento de ligas especiais, para atender principalmente a indústria elétrica. “Acreditamos que os indicadores industriais

1 comentário em “Hydro se fortalece como produtora de alumínio de baixo carbono”

  1. PROF. E MESTRE EM ENGENHARIA DE MATERIAIS : EDIVALDO DE NORÔES SANTIAGO

    ESTAMOS FIRMEMENTE APOIANDO E DIVULGANDO TODAS AS TOMADAS DE DECISÔES POSITIVAS DESTA GRANDIOSA EMPRESA DE MINERAÇÂO EM NOSSO PAÍS . REFERENCIALMENTE EM NOSSO ESTADO DO PARÀ , ONDE A MESMA VEM TRABALHANDO INTENSAMENTE NA PROTEÇÃO ECOLOGICA ! ( MEIO AMBIENTE , EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , E PRINCIPALMENTE EM SUSTENTABILIDADE EM SUA ÁREA DE ATUAÇÂO COM SEU POVO AO REDOR DE SEUS PROJETOS , SEMPRE LEVANDO APOIO: SOCIAL ,SAÙDE , SEGURANÇA A VIDA DE SEU POVO AO REDOR DE SEUS PROJETOS , ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE ! PRINCIPALMENTE NESTA EPOCA DIFICIL , PANDEMICA , FAZENDO DOAÇÔES DE VERBAS , INSUMOS HOSPITALARES , APOIO A CONSTRUÇÂO DE HOSPITAIS , ENTRE OUTRAS ……..É UMA EMPRESA QUE NOS TRAZ ORGULHO EM TERMOS EM NOSSO ESTADO , POR VIABILIZAR TAMBEM A EMPREGABILIDADE A NOSSO POVO , ECONOMIA . RENDA E TUDO MAIS . ENTÂO POR ESSAS E OUTRA DESEJAMOS MUITO SUCESSO E PRODUTIVIDADE A ESTA GRANDIOSA EMPRESA MINERADORA AQUI INSTALADA . SUCESSO MUITO SUCESSO !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima