A Hydro renovou o Convênio de Cooperação Técnica e Científica com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para desenvolvimento de projetos de pesquisas e formação de pessoas nas áreas de inovação e sustentabilidade.
Com investimentos de R$ 15 milhões, a parceria, que já dura cinco anos, realizou diversas pesquisas na universidade, nas áreas de economia circular, descarbonização, mudanças climáticas, meio ambiente, saúde e formação de pessoas.
Alguns estudos já estão em andamento. A produção de cimento e de agregado sintético com o resíduo do refino da bauxita gerado na Alunorte (refinaria de alumina situada em Barcarena, no Pará, é um deles. Outro projeto em destaque é o focado na produção de agregado sintético, um tipo de material que é usado para produção de concreto na construção civil. O objetivo é reduzir o uso de recursos naturais e ainda dar uma nova destinação ao resíduo de bauxita.
Por meio desses projetos, a companhia está desenvolvendo soluções tecnológicas sustentáveis para os produtores locais de cimento para diminuir, principalmente, o seu impacto ambiental com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e a preservação de recursos naturais.
Hydro e UFPA estão realizando ainda estudos meteorológicos na mina de bauxita em Paragominas, também no Pará, que tornarão ainda mais eficiente o reaproveitamento de água da chuva na unidade.
Foto: Divulgação Hydro