O setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil apresentou um resultado de vendas 12% maior do que no mesmo período de 2023 e tem expectativa de fechamento do ano com alto dígito de crescimento. Os dados são da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
Um dos motivos que influenciaram a alta no consumo nesse período foi a diversidade de produtos que chegam para o consumidor em lata de alumínio. Um exemplo são os chamados “RTDs” (do inglês ready to drink; drinques prontos para consumo), além de cachaças, energéticos, cervejas sem álcool, vinhos e espumantes, que ganham cada vez mais espaço nas gôndolas e nos cardápios.
Segundo Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas, esse movimento acompanha a tendência mundial e coloca o País na vanguarda entre os setores de embalagens para bebidas.
“Já temos mais de vinte tipos de bebida que são envasados em lata de alumínio no Brasil. A cerveja continua sendo o carro-chefe, com aumento de 10%, além do refrigerante, que cresceu 23% no primeiro semestre deste ano. São números que celebramos e representam uma clara escolha consciente do consumidor, que vê na lata de alumínio uma opção segura, conveniente e verdadeiramente sustentável”, afirma.
História
O setor de latas de alumínio no Brasil celebra 35 anos, marcado por forte crescimento e grande aceitação entre os consumidores. Desde a primeira lata, produzida em 1989, a produção nacional alcançou números expressivos, com previsão de chegar a 34 bilhões de unidades em 2024, consolidando o País como o 3º maior mercado mundial. As vantagens da lata de alumínio, como segurança, preservação da bebida e praticidade, contribuíram para sua popularidade.
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