A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a conservação ambiental ao se tornar a primeira mineradora no Estado de Minas Gerais a conquistar a Declaração de Recuperação Ambiental de Áreas Mineradas, emitida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
O documento comprova que as áreas destinadas à mineração de bauxita pela empresa, no município de Descoberto, na Zona da Mata mineira, foram completamente recuperadas e restauradas. Trata-se da primeira declaração de recuperação concedida a uma mineradora no Estado.
O projeto da CBA destaca-se por seu foco em “Agropecuária e Restauração – Conservação Ambiental”, integrando um processo de reabilitação ambiental que viabiliza o retorno simultâneo da atividade agrícola e da vegetação nativa, promovendo ganhos tanto em produtividade como em sustentabilidade ambiental.
“Esse é um exemplo claro de que a mineração pode e deve caminhar lado a lado com a atividade rural e o meio ambiente. O feito reforça a importância de práticas sustentáveis na mineração e demonstra que é possível alinhar atividades econômicas com a conservação ambiental”, afirma Christian Fonseca de Andrade, gerente de Mineração das Unidades da Zona da Mata mineira da CBA.
Foto: Divulgação CBA