A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anunciou este mês que obteve um lucro líquido de R$ 87 milhões no terceiro trimestre de 2024. A receita líquida da companhia atingiu R$ 2,1 bilhões no período, um aumento de 15% em relação ao terceiro trimestre de 2023.
A CBA também registrou um forte crescimento no EBITDA ajustado, que atingiu R$ 409 milhões no terceiro trimestre de 2024. Isso representa um aumento expressivo de 789% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA ajustada também impressiona, chegando a 19%.
O bom resultado da CBA deve-se a alguns fatores: o aumento da receita, o controle dos custos de produção (que somaram R$ 1,8 bilhão no terceiro trimestre), a boa precificação dos produtos e a alta do dólar (que valorizou 14% em relação ao real). Como 98% da receita da CBA vem do alumínio, que é precificado em dólar, a valorização da moeda americana teve um impacto positivo nos resultados da empresa.
A companhia ainda se destacou por reduzir investimentos em capital de giro, o que gerou R$ 177 milhões em caixa para a empresa. Além disso, a produção de alumínio líquido aumentou de 91 kt para 93 kt, graças ao ótimo desempenho das salas fornos.
E como o mercado de alumínio no Brasil está a todo vapor, com a procura pelo metal em alta, a CBA vendeu bastante alumínio no terceiro trimestre de 2024, alcançando R$ 2,1 bilhões em vendas – 19% a mais que no mesmo período do ano passado. As vendas aumentaram 8% (129 mil t) e o preço do alumínio também subiu 11%, chegando a US$ 2.382 por t na bolsa de metais de Londres (LME).
Foto: Divulgação CBA