aluminio_materia (1)

Austrália anuncia investimento de US$ 2 bilhões na indústria do alumínio

Programa visa a expandir a indústria local, impulsionar empregos e liderar a transição para uma economia sustentável

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, anunciou, no último dia 20 de janeiro, um investimento de US$ 2 bilhões para impulsionar a indústria do alumínio no país. A iniciativa, parte do programa Futuro Feito na Austrália, busca fomentar a produção local, criar empregos bem remunerados e fortalecer a transição para uma economia mais sustentável.

Entre as principais medidas anunciadas está o Crédito para Produção de Alumínio Verde, que oferecerá incentivos às fundições que migrarem para o uso de eletricidade renovável e confiável até 2036. As instalações serão elegíveis para receber apoio financeiro com base na quantidade de alumínio limpo produzido durante um período de dez anos.

“O plano do Partido Trabalhista para um Futuro Feito na Austrália é muito claro: queremos que a Austrália produza mais coisas aqui. Investir na indústria de alumínio produzido no país é uma oportunidade gigantesca – para criar empregos bem remunerados em nossas regiões e subúrbios, além de preparar a Austrália para o futuro. Temos os recursos, os trabalhadores e o conhecimento – a única coisa que não temos é tempo a perder”, destaca Albanese.

Atualmente, a Austrália é o 6º maior produtor de alumínio do mundo. Regiões como Gladstone, Portland, Bell Bay e Tomago desempenham um papel fundamental no setor, cuja cadeia de suprimentos está integralmente localizada no país – desde a mineração de bauxita até os produtos finais. Essa autossuficiência, segundo o governo, é um diferencial estratégico no cenário global, especialmente em um momento em que cresce a demanda por metais sustentáveis.

Fonte: Ministério da Indústria da Austrália

Crédito da imagem de abertura: simone_n/stock.adobe.com

Veja também:

ABAL: 55 anos moldando o futuro do alumínio brasileiro

Há 55 anos, o alumínio brasileiro tem uma porta-voz dedicada à defesa, ao fortalecimento e à inovação da cadeia produtiva: a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Desde 1969, a entidade acompanha a evolução do setor, antecipa tendências, articula políticas públicas e promove a sustentabilidade para o desenvolvimento da indústria no País. A comemoração desse aniversário

Clean Cult lança embalagens de alumínio para limpadores multiúso

A fabricante americana de produtos de limpeza Clean Cult anunciou, recentemente, uma parceria estratégica com a rede varejista Costco. Trata-se do lançamento de embalagens de alumínio recarregáveis para sua linha de limpadores multiúso. De acordo com a empresa, a inovação apresenta uma opção durável e reutilizável em substituição ao plástico, sem comprometer a eficácia e

Rolar para cima
Rolar para cima