A Asa Alumínio, empresa de extrusão de perfis de alumínio para aplicação industrial e construção civil do Brasil, anunciou um marco que a coloca entre as cinco maiores empresas do mundo em termos de capacidade de produção de alumínio, reforçando seu compromisso em estar na vanguarda das tecnologias do setor.
Recentemente, a empresa fez um investimento significativo ao adquirir a maior prensa de extrusão de alumínio das Américas, com capacidade para tarugos de 20 pol., o que equivale a, aproximadamente, 50,8 cm.

Andamento
A nova prensa já está pronta e operando desde novembro de 2022. No entanto, segundo Felício Tadeu Bragante, presidente da Asa Alumínio, a aquisição ainda não está totalmente concluída, pois o investimento feito pela empresa não abrange apenas a prensa, mas também a infraestrutura adicional, como galpões, compressores, transformadores e empilhadeiras. No momento, por exemplo, uma nova fábrica de tarugos também está sendo construída.
“No Brasil, ainda não existem fabricantes de tarugos desse porte, o que torna o investimento considerável, embora não tenha sido finalizado. O montante total injetado ainda não foi determinado e, mesmo sendo substancial, ainda há uma parcela significativa a ser aplicada para atender plenamente a capacidade e as necessidades de produção”, conta Bragante.
O principal objetivo desse investimento é posicionar o Brasil e a América do Sul como importantes fabricantes de perfis especiais de grande peso e dimensões. Além disso, a Asa Alumínio visa a produzir equipamentos que contribuam para a eficiência energética, especialmente em um cenário de aumento nos custos de energia.
“Com a variação nos custos de energia, especialmente de petróleo, e o aumento dos gastos com diesel, a eficiência torna-se crucial. Agora, temos a capacidade de fabricar equipamentos de transporte mais leves em termos de tonelagem, atendendo as projeções de longo prazo dos transportadores. Esse é um mercado em crescimento de grande relevância”, completa o presidente da Asa Alumínio.

Produção
De acordo com Bragante, a meta da Asa Alumínio é ampliar sua produção no mercado nacional, mas o principal consumidor está no mercado internacional. Com o aumento da capacidade produtiva, planeja-se ingressar no mercado de exportação, uma vez que esses produtos já têm alta demanda em países desenvolvidos. A empresa está preparada para atender a crescente necessidade de peças de grande porte, elevado peso e ligas especiais.
Com a nova prensa, a companhia estima que poderá fabricar produtos com dimensões impressionantes, como perfis com até 800 mm de largura, tubos com quase 600 mm de diâmetro, barras tratadas com até 34 m e barras extrudadas com mais de 1 t.
“Isso posiciona nosso equipamento como um dos cinco maiores do mundo. Portanto, as oportunidades são imensas. Estamos direcionando nossos esforços para setores como as indústrias petrolífera, naval, de defesa e de transporte rodoviário e ferroviário. E esse último segmento demonstra grande interesse devido aos custos elevados, especialmente os relacionados ao combustível. A utilização de alumínio nesse contexto torna-se altamente vantajosa com o aumento da capacidade de carga transportada”, destaca Bragante.

Futuro
Atualmente, a empresa opera em uma única planta, localizada estrategicamente em Campinas, no interior de São Paulo, com seis prensas instaladas. As perspectivas de crescimento com essa nova fase são otimistas, e a empresa espera colher os frutos desse aporte significativo.
Bragante afirma que, com esse investimento na nova prensa de extrusão e a expansão da capacidade de fusão para os tarugos, a Asa Alumínio reforça seu compromisso com a inovação e a excelência na produção de alumínio.
A companhia também está desenvolvendo um laboratório mais completo para análises físico-químicas, visando a novos testes, ensaios e aplicações inovadoras, com o objetivo, segundo ele, de ser referência no setor, continuando a crescer e explorar novos mercados tanto no Brasil como no exterior.

Mais um destaque no mercado
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) também revelou os últimos desenvolvimentos em suas prensas de extrusão, destacando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
Fernando Varella, diretor do Negócio Produtos Transformados, Inovação e Transformação Digital da empresa, aponta que entre os avanços mais recentes das prensas da CBA está a extrusão de ligas de alta resistência, projetadas para atender as demandas das montadoras e aplicações em ligas estruturais.

Além disso, tiveram o recente lançamento da linha Primora, um conjunto de sistemas voltado para a indústria da construção civil.
“Nossa meta é fornecer produtos de qualidade que estejam alinhados com valores ESG [sigla em inglês para Environmental, Social and Governance], manter o comprometimento no atendimento com nossos clientes já estabelecidos e oferecer soluções completas de alumínio para setores diversos por meio do processo de usinagem e produção de peças acabadas”, frisa Varella.
A CBA possui uma planta de extrusão localizada em Alumínio, no interior de São Paulo, equipada com seis prensas ativas. Além da extrusão, a empresa opera uma linha de tratamento de superfície que inclui anodização e pintura. A capacidade instalada atual dessas prensas é de 55 mil t por ano.
De acordo com Varella, as soluções de alumínio oferecidas aos clientes ocorrem no Centro de Soluções e Serviços (CSS) da CBA. A empresa oferece um portfólio diversificado, com cerca de 15 mil tipologias de perfis para diversas áreas, como bens de consumo, agricultura, montagem, construção civil e transporte. Os acabamentos disponíveis incluem alumínio natural, pintado, anodizado, jateado e polido, proporcionando uma ampla gama de opções aos clientes.
“A CBA segue desenvolvendo seu amplo portfólio de produtos para os clientes nas mais diversas aplicações e soluções personalizadas, sempre de forma sustentável, gerando valor ao negócio.”

Crédito da imagem de abertura: Divulgação Asa Alumínio