Alubar_materia

Alubar moderniza transmissão de energia na região metropolitana de Curitiba

Cabos de alumínio com fibra de carbono aumentam eficiência da transmissão de energia e garantem segurança no fornecimento, beneficiando cinquenta mil consumidores

A Região Metropolitana de Curitiba iniciou 2025 com um significativo aprimoramento na potência do fornecimento de energia elétrica. A linha de transmissão que interliga as subestações do bairro de Umbará, em Curitiba, e do bairro de Gralha Azul, em Araucária (PR), foi equipada com novos cabos elétricos ACFR (Aluminium Conductor Fibre Reinforced, que em português significa Condutor de Alumínio Reforçado com Fibra) fornecidos pela Alubar, empresa de transformação que fabrica cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio.

Feito com alma (tipo de reforço estrutural) de fibra de carbono e fios de alumínio em perfil trapezoidal (formato que lembra um trapézio), o cabo ACFR é mais leve e resistente ao calor, além de transmitir mais energia elétrica com o mesmo diâmetro dos condutores convencionais de alumínio. O ACFR apresenta-se como uma solução inovadora para a modernização de linhas de transmissão em centros urbanos.

Com investimento de R$ 12 milhões, o projeto, liderado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), teve início em setembro de 2024 e foi concluído em dezembro do mesmo ano. A obra, com extensão de 4,2 km, visa a garantir maior segurança no fornecimento de energia para cinquenta mil consumidores nos municípios da região.

Daniel Cumino, engenheiro de Vendas da Alubar, explica que a necessidade de energia aumenta à medida que as cidades crescem e isso exige investimentos em transmissão de energia para conectar os pontos de geração com os consumidores finais.

“No entanto, construir uma nova linha de transmissão demanda mais recursos, licenças e possíveis impactos ambientais. O cabo ACFR da Alubar permite aumentar a capacidade de transmissão de energia apenas com a troca do cabo condutor, além de ser, do ponto de vista da instalação, muito similar aos condutores com alma de aço convencionais, resultando em uma obra menos burocrática, mais barata e, sobretudo, mais rápida”, afirma.

Foto: Divulgação Alubar

Veja também:

ABAL: 55 anos moldando o futuro do alumínio brasileiro

Há 55 anos, o alumínio brasileiro tem uma porta-voz dedicada à defesa, ao fortalecimento e à inovação da cadeia produtiva: a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Desde 1969, a entidade acompanha a evolução do setor, antecipa tendências, articula políticas públicas e promove a sustentabilidade para o desenvolvimento da indústria no País. A comemoração desse aniversário

Clean Cult lança embalagens de alumínio para limpadores multiúso

A fabricante americana de produtos de limpeza Clean Cult anunciou, recentemente, uma parceria estratégica com a rede varejista Costco. Trata-se do lançamento de embalagens de alumínio recarregáveis para sua linha de limpadores multiúso. De acordo com a empresa, a inovação apresenta uma opção durável e reutilizável em substituição ao plástico, sem comprometer a eficácia e

Rolar para cima
Rolar para cima