Visita da equipe da USAID Brasil a JurutiparaconhecerasaesdaAlcoaeIJUSemmarode2020.Foto-IJUS1 (1)

Alcoa firma parceria em prol da sustentabilidade na Amazônia

Carta de intenções traz iniciativas visando à geração de valor para as comunidades

A Alcoa, o Instituto Juruti Sustentável (Ijus) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) firmaram importante compromisso, por meio de carta de intenções. O objetivo é criar soluções inovadoras de desenvolvimento sustentável que apoiem a conservação da biodiversidade, floresta e recursos da Amazônia e a geração de valor para comunidades locais, com foco no município de Juruti, no Pará.

Há 11 anos, a Alcoa mantém uma operação de mineração de bauxita na região.

“Temos uma trajetória centenária de inovação, responsabilidade e desenvolvimento compartilhado em todas as nossas operações no mundo. Em Juruti, a responsabilidade de minerar na Amazônia é vivida diariamente, sendo traduzida no compromisso com a eficiência socioambiental da mina e na construção de um legado de sustentabilidade na região”, afirma Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil.

Na prática, as instituições pretendem fortalecer a organização e a conexão dos atores das cadeias de valor e apoiar empreendedores, empresas de impacto sustentável e startups.

“A biodiversidade e a conservação da floresta dependem de novos modelos econômicos ecologicamente sustentáveis, viáveis financeiramente e que beneficiem as comunidades locais. Ao trabalharmos juntos, esperamos potencializar o impacto positivo e a eficiência de nossas ações”, acrescenta Ted Gehr, diretor da Usaid Brasil.

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima