Novelis

Estudo da Novelis mostra vantagens do alumínio em carrocerias

Case de performance apresentado no Simpósio SAE mostra sugestões de substituição ao aço em carroceria body-in-white

O 13º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, realizado nos dias 15 e 16 de setembro, teve seu formato totalmente online. Durante a programação, foram discutidas soluções relacionadas à evolução dos materiais e novas tecnologias que podem ajudar a cadeia automotiva na busca pelo incremento da eficiência energética e segurança veicular. 

O alumínio, um dos materiais que mais crescem em participação na composição dos automóveis em todo o mundo — graças à combinação de leveza e resistência —, esteve representado no painel Novas tecnologias dos metálicos para setor automotivo.

Nesse painel, a Novelis apresentou o estudo de uma estrutura de carroceria (body-in-white, BIW) de aço, para o qual foram sugeridas substituições de alguns componentes por alumínio — avaliando a redução de peso obtida com a substituição e como as estruturas se comportam em relação aos requisitos de segurança. 

O case é de um modelo hatch, de plataforma global, produzido mundialmente, cujo BIW original de aço pesa 274 kg. No processo de substituição, foi utilizada uma liga convencional (5754) e duas de alta resistência (Advanz S650 e Advanz S701). 

“O portfólio da Novelis conta com ligas específicas para o setor automotivo, as quais entregam propriedades conforme a demanda para cada peça, componente ou aplicação, seja absorção de energia, formabilidade ou resistência e alta resistência”, disse, em sua apresentação, Oliver Toribio, da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Novelis.

Foram realizadas análises de dois modelos. No primeiro, os aços PHS (endurecido por prensagem) e AHSS (avançado de alta resistência) foram substituídos pelas duas ligas de alumínio de alta resistência. O peso da estrutura foi reduzido em 54 kg, chegando a 220 kg. 

No segundo modelo, além da inserção das ligas de alta resistência, o aço MS (aço carbono) também foi substituído pela liga 5754, mantendo apenas o aço HSS (de alta resistência). Nesse caso, o ganho de peso ficou na casa de 30%, chegando a 192 kg. 

Para a avaliação de segurança, os modelos foram submetidos a três simulações computadorizadas: impacto frontal, que ocorre a 64 km/h com 40% de cobertura; impacto lateral, a 50 km/h; e impacto de poste, a 32 km/h. 

No primeiro ensaio, o resultado do modelo 1 foi um pouco inferior ao do baseline de aço (42,2 contra 40,3 mm de intrusão), mas o modelo 2, com a substituição por alumínio mais intensiva, foi de 32,1 mm. 

No teste de poste, a penetração do modelo original foi de 194 mm, praticamente o mesmo resultado do modelo 1, que chegou a 193 mm. Já o modelo 2 novamente apresentou um resultado superior, com 173 mm. 

Na avaliação de impacto lateral, o original apresentou 275 mm de intrusão, enquanto o modelo 1 chegou a 314 mm e o modelo 2, a 271. 

Oliver ressalta que os resultados dos ensaios comprovam que a substituição do aço por alumínio é plenamente factível, com a entrega de performance de segurança semelhante ou superior, além de ganhos significativos de peso. É o que se viu, principalmente, no modelo 2, em que a substituição pelo alumínio foi mais agressiva.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima