boticario copiar

Grupo Boticário inova com embalagens de alumínio reciclado

Iniciativa da empresa diminui emissões de CO2 e redefine o padrão de embalagens no mercado brasileiro

Desde o lançamento da sua nova embalagem de aerossol de alumínio reciclado, o Grupo Boticário já evitou a emissão de mais de 240 t de dióxido de carbono na atmosfera e reduziu em mais de 100 t o volume de resíduos de alumínio.

Fruto da parceria com a Trivium Packaging, multinacional especialista em embalagens metálicas, a iniciativa representa um avanço significativo em sustentabilidade. O projeto, liderado pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento do Boticário, resultou em um frasco mais leve, feito com alumínio reciclado pós-consumo (PCR) e revestido com um verniz interno livre de bisfenol-A (BPA).

“Temos orgulho de liderar uma inovação inédita no Brasil. Mais do que avanço técnico, representa um impacto ambiental positivo ao oferecer uma alternativa mais sustentável para embalagens”, afirma Gustavo Dieamant, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

O projeto também representa um passo importante para reduzir a extração de matéria-prima virgem, como a bauxita, ao viabilizar a economia circular por meio do reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados.

A nova embalagem, que proporciona uma redução de 6% na pegada de carbono do produto, já pode ser encontrada nas prateleiras em diversas linhas do portfólio do grupo. Estão contempladas as linhas de aerossol (75 g/90 g e 150 g), splash (200 ml), espuma (200 ml/190 g), além de produtos como xampu a seco e desodorante íntimo.

Aumento no uso

O Grupo Boticário vem ampliando sua aposta em soluções sustentáveis com o uso de alumínio há alguns anos. Começou em 2021 com o lançamento do refil de Arbo Forest, feito de alumínio – material altamente reciclável – e ganhou força com novas opções, como os refis de alumínio Glamour e Glamour Secret Black, lançados em 2022, que utilizam alumínio 100% reciclado e contêm 85% menos plástico que as embalagens originais.

Além disso, o Boticário lançou em março deste ano a nova marca Clash, que já nasce com design pensado para refis de alumínio, com válvula de rosca e frasco reutilizável. A linha também contará com refil para o flanker de Malbec Regular ainda em 2025.

“Os refis de alumínio são, em média, 90% mais leves que os frascos convencionais, o que diminui o uso de recursos na produção e no transporte, além de facilitar a reciclagem. A estratégia integra as metas da empresa de reduzir em 15% o volume de resíduos gerados por unidade vendida, reforçando o compromisso com a economia circular e a agenda ESG”, explica Mariana Cavanha, gerente-sênior de ESG (Ambiental, Social e Governança) do Grupo Boticário.

Na prática 

Uma ação significativa no setor de beleza e cosméticos no Brasil é o programa de logística reversa do Grupo Boticário, que conta com 4.500 pontos de coleta em todo o País. Esse programa é responsável por reciclar, aproximadamente, 35% dos resíduos gerados pelas embalagens, com a meta de expandir esse índice para 45% até 2030.

Outro projeto da empresa que merece atenção também é a Estação Preço de Fábrica, com impacto direto na reciclagem de embalagens pós-consumo. Desde o seu lançamento em 2021, mais de 2.300 t de resíduos foram coletadas e encaminhadas para a reciclagem.

Fotos: Divulgação Grupo Boticário

Veja também:

Toshiba lança bateria com alumínio para veículos elétricos

A Toshiba Corporation acaba de apresentar o módulo SCiB, seu mais recente avanço em baterias de íon-lítio. Projetado para impulsionar a eletrificação de ônibus, navios e aplicações estacionárias, o novo produto possui placa de base de alumínio, o qual promete dissipar o calor com uma eficiência duas vezes maior que os módulos atuais. As baterias

Alumínio brasileiro em destaque na COP30

De 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará, realizar-se-á a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Na ocasião, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em conjunto com as indústrias do setor, apresentará ao mundo que o alumínio, um metal leve e versátil, pode ser protagonista na construção de

Coca-Cola lança a Absolut Vodka & Sprite sabor melancia em latas de alumínio

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) apresentou ao mercado, recentemente, a Absolut Vodka & Sprite Melancia. Disponível em elegantes latas de alumínio de 250 ml, a bebida apresenta 5% de teor alcoólico e mistura a vodka premium da Absolut com o perfil cítrico da Sprite e um refrescante toque de melancia. A novidade atende à categoria

Rolar para cima
Rolar para cima