Em março, a Heesen Yachts, construtora holandesa de iates de luxo, anunciou o Projeto Orion (YN 20750), um superiate com o casco totalmente de alumínio. A novidade destaca-se pelo seu design ecologicamente consciente, que busca reduzir a pegada de carbono e otimizar a leveza da navegação, graças à construção de alumínio, resultando ainda em uma diminuição de até 30% no consumo de combustível.
Trata-se da 3ª embarcação da série de alumínio de 50 m Fast Displacement Hull Form (FDHF) da empresa, equipada com um avançado sistema de propulsão híbrida. A tecnologia combina motores a diesel e energia elétrica, reduzindo ruídos e vibrações, além de otimizar a eficiência energética. Com essa configuração, o superiate pode navegar silenciosamente a até 10 nós, proporcionando maior conforto a bordo e gerenciamento de energia mais flexível.
Equipado com dois motores MTU 12V 2000 M61 (IMO III), cada um com 600 kW de potência, o Projeto Orion alcança uma velocidade máxima de 16,3 nós e tem um alcance transatlântico de 3. Sua versatilidade torna-o ideal para navegar tanto nas águas rasas das Bahamas como no vasto Mediterrâneo.
A concepção estética, com uma proa vertical e amplas janelas panorâmicas que se estendem do chão ao teto, é assinada por Frank Laupman, da Omega Architects. O designer de interiores Cristiano Gatto criou um ambiente interno contemporâneo e luminoso.
“Orion é um testemunho do nosso compromisso inabalável em avançar a tecnologia de superiates, combinando perfeitamente sustentabilidade com luxo. Com nossas soluções híbridas inovadoras, estamos estabelecendo novos padrões em eficiência energética e oferecendo uma experiência de cruzeiro serena e incomparável”, afirma Ruud van der Stroom, CCO da Heesen.
Fotos: Divulgação Heesen Yachts