No início de abril, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) promoveu a 23ª edição do “Curso de Atualização em Educação Ambiental” em Muriaé, na Zona da Mata mineira (MG). A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa e teve como tema “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Transformando Comunidades”.
Os municípios participantes incluíram Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro, Cataguases, Itamarati e Descoberto. Mais de quarenta professores e professoras que ministram aulas para turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais, estaduais, públicas e privadas, fizeram parte do treinamento que tem como objetivo impulsionar e fortalecer a capacitação ambiental para educadores da região.
Nos próximos meses, os participantes aplicarão o conhecimento adquirido desenvolvendo projetos ambientais com seus alunos, baseados nos temas abordados durante a formação. O ponto alto dessas iniciativas estará no final do ano, com a apresentação de projetos e atividades desenvolvidos ao longo de 2025.
“A CBA acredita que a ação estimula o debate dentro do ambiente de ensino formal, fomentando os educadores no desenvolvimento educacional teórico e prático de projetos voltados para temáticas de sustentabilidade das comunidades escolares executados por alunos. Continuamos avançando para fortalecer cada vez mais a educação ambiental nas escolas e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável das regiões em que a empresa está presente”, afirma Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira.
Foto: Divulgação CBA