A Hydro sempre esteve fortemente envolvida no apoio à cultura, à produção e aos costumes do Pará. Neste ano, com a aproximação da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, a empresa decidiu lançar um programa especial para valorizar ainda mais a cultura da região: o Expressões do Pará.
Nos últimos cinco anos, incluindo a previsão para 2025, a companhia investiu mais de R$ 34 milhões em patrocínios e ações culturais. Esse valor engloba a nova plataforma, a qual recebeu um investimento direto, sem o uso de incentivos fiscais.
A iniciativa reafirma a visão estratégica da Hydro de integrar a cultura às suas ações de responsabilidade social, impulsionando a economia, criando oportunidades e valorizando a identidade paraense. Dentro do programa, algumas das principais ações que estão recebendo investimentos são:
Círio de Nazaré
Uma das maiores manifestações religiosas do mundo, reconhecida como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além de sua importância espiritual, a celebração fomenta o turismo e a economia local.
Museu das Amazônias
Exposição da biodiversidade e cultura para públicos internacionais.
Intercâmbio de formação
Capacitação de costureiras para a criação de fantasias e a produção de uma websérie especial sobre o Pará com o intuito de ampliar sua visibilidade.
“Investir em cultura é investir no futuro do Pará. Reconhecer isso é fortalecer seu poder de transformação social. É um compromisso de longo prazo que a empresa mantém com muito orgulho. Se é importante para o Pará, é importante para a Hydro”, afirma Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil.
Foto: Divulgação Hydro