Floresta de Bolso1_Alcoa_materia

Floresta de Bolso: sete anos plantando futuro em Minas Gerais

Projeto da Alcoa e da APS leva mais de 2 mil mudas de árvores para áreas urbanas e ganha reconhecimento internacional

O Floresta de Bolso, uma iniciativa da Alcoa Foundation em parceria com a Associação Poços Sustentável (APS), completou sete anos de sucesso em dezembro. Ao longo desse período, foram plantadas mais de 2 mil mudas de árvores em áreas urbanas de Poços de Caldas e Andradas, em Minas Gerais.

Além dos seus benefícios ambientais, o projeto alcançou um importante reconhecimento: foi selecionado para integrar a 16ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), realizada em Cali, na Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro de 2024. Esse feito demonstra o valor e o impacto do projeto na preservação ambiental.

Segundo Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, o Floresta de Bolso faz parte da estratégia de atuação responsável da Alcoa, que se compromete com a preservação da biodiversidade e a geração de valor compartilhado e de longo prazo para as comunidades em que atua. 

“A ideia do projeto tem um significado semelhante, porém adaptado à nossa flora, em que o objetivo é recriar pequenas florestas urbanas com espécies nativas da Mata Atlântica, trazendo os benefícios das árvores para ambientes impactados ou degradados”, afirma Maria.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Projeto da MRN liberta milhares de quelônios

Este ano, mais de 45 mil quelônios já foram soltos em Oriximiná e em Terra Santa, no Pará, pelo Projeto Pé-de-Pincha, que completa 25 e 26 anos nas respectivas regiões. A ação, focada na conservação de espécies como tracajá e tartaruga-da-amazônia, é coordenada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o apoio da Mineração Rio

ABAL lidera iniciativa inédita para medir emissões de carbono no Brasil

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) acaba de anunciar uma parceria estratégica que promete impulsionar o setor em direção a um futuro mais sustentável. Em colaboração com o Programa Euroclima, da União Europeia, com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do

Rolar para cima
Rolar para cima