A Alubar, empresa que produz cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio, conquistou a Declaração Ambiental de Produto (EPD) para os vergalhões de alumínio fabricados em sua unidade Alubar Métaux, localizada em Quebec, no Canadá. Essa conquista representa um passo importante da empresa no combate às mudanças climáticas.
A certificação permitirá à Alubar mapear as emissões de gases de efeito estufa ao longo de toda a sua cadeia produtiva, aumentando a transparência de seus processos ambientais e proporcionando maior confiabilidade a clientes, investidores e parceiros. A avaliação para a certificação considera critérios como a origem do alumínio, a distância percorrida no transporte, as matérias-primas utilizadas, os rejeitos gerados, o consumo de energia e outros aspectos da operação industrial.
“A EPD fortalece o relacionamento com clientes, investidores, funcionários e comunidade, demonstrando o compromisso que a empresa tem com a responsabilidade social corporativa e a sustentabilidade”, afirma Marco Bernardotto, diretor de Operações da Alubar no Canadá.
A Alubar Métaux apresenta um índice de emissões de 5,33 t de dióxido de carbono equivalente (CO2 Eq) por t de vergalhões produzida. Esse valor é considerado positivo, já que o limite para um fornecedor ser considerado sustentável nesse setor é de 8 t de CO2 Eq por t produzida.
Foto: Divulgação Alubar