DSC_8460

Centro Cultural do Alumínio (CCAL) comemora 5º aniversário em São Paulo

Evento contou com a entrega dos troféus do 1º Prêmio Alumínio Arte e Design

No dia 17 de maio, o Cultural do Alumínio (CCAL), localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo (SP), promoveu um evento para celebrar os cinco anos de atividades voltadas à difusão de conhecimento sobre o metal.

Na ocasião, foi realizada a entrega dos troféus aos vencedores do 1º Prêmio Alumínio Arte e Design, a abertura da mostra ‘Alumínio em Evidência’ e o lançamento do catálogo com imagens dessas obras.

“A exposição é resultado do Prêmio que ocorreu em 2021. Conseguimos reunir participantes do Brasil inteiro, com um júri de peso e curadoria de Regina Galvão, jornalista especializada em arquitetura, design e arte”, conta Silvia Toledo, gerente do CCAL.

Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), reforçou a importância de comemorar o aniversário do CCAL após os desafios impostos pela pandemia e o momento positivo da indústria.

“O setor do alumínio está bastante otimista. Esse é um ano não só de retomada de atividades, mas de retorno à vida normal. E é bom estar com a casa cheia, vendo as pessoas desfrutarem do espaço, porque a ideia deste centro é justamente promover uma aproximação com o público. Já o prêmio valoriza a criatividade e inovação, atributos associados ao alumínio, metal do futuro”, disse.

 

Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL: prêmio valoriza a criatividade e inovação, atributos associados ao alumínio, metal do futuro”

Guto Indio da Costa, renomado designer brasileiro que participou como jurado do 1º Prêmio Alumínio Arte e Design, ressaltou a iniciativa.

“É uma forma de incentivar e homenagear os designers, além de promover novas ideias e soluções. O alumínio é um metal com características espetaculares, que tem resistência excelente e, ao mesmo tempo, leveza enorme. Há muitos processos de fabricação e diversas maneiras de utilizá-lo.”

 
Confira abaixo a lista de premiados:

Categoria Fotografia
1º lugar: Todo voo começa com um passo – Fúlvio Benício de Mello
2º lugar: Chega-te a mim – Allyster Fagundes

Categoria Arquitetura – Ideia
1º lugar: Empresarial Leaf Center – Rafael Souza Melo
2º lugar: Copan – Apartamento Eleva – Fernanda Müller

Categoria Arquitetura – Projeto realizado
1º lugar: O-SI – Ônibus de saúde imediata – Andre Zanolla
2º lugar: Cobertura na Vila Romana, em São Paulo – Ana Luiza Sawaia e Paulo Alves

Categoria Escultura
1º lugar: Quentinhas 1 – Andre Lanni Alvares
2º lugar: A sala das virtudes esquecidas – Bianca Barbato

Categoria Design – Ideia
1º lugar: Totem Solar – Bruno Simões
2º lugar: Puxador Fluid – Eduardo Vinícius Camillozzi Soares

Categoria Design – Projeto realizado
1º lugar: u.f.o – Fernando Prado
2º lugar: Vaso Carbono – Patrick Afornali

 

O CCAL é uma realização do Instituto Cultural Quattro e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio das empresas Albras, Alcoa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Hydro e Novelis.

Centro Cultural do Alumínio (CCAL)
Endereço: Rua Humberto I, 220 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira

Fotos: Denis Davi/CCAL

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima