Unidade Poços de Caldas (1)

Grupo Prysmian retoma fabricação do cabo isolado 138 kV no país

Modelo pode ser disponibilizado em condutores de alumínio

O Grupo Prysmian anunciou a volta da produção do cabo isolado 138 kV no Brasil – interrompida em 2018, na unidade de Santo André, no ABC paulista. O material figura entre os mais importantes dentro da categoria de alta tensão (HV).

Por meio do Projeto +90, a companhia investiu mais de R$ 150 milhões nos últimos cinco anos. Os recursos foram utilizados para atualizar e expandir as instalações e transferir o maquinário de Santo André para outras plantas.

A unidade de Poços de Caldas (MG) é uma das contempladas pelos aportes, ação que começa a frutificar com soluções como o cabo isolado 138 kV. A companhia é a única a disponibilizar o modelo no Brasil.

“Resultado de um elevado investimento, o processo de fabricação de cabos isolados na classe de tensão 138 kV é bastante complexo. Além das oito fases de produção, testamos e certificamos esse produto em ensaios que chegaram a 650 kV”, explica Thiago Bragagnolle, engenheiro sênior de Produtos da empresa.

O cabo isolado 138 kV pode ser comercializado em condutores de cobre ou alumínio. Ele é indicado para redes de alta tensão subterrâneas em curtas e médias distâncias, uma alternativa que ocupa menos espaço, além de entregar um resultado esteticamente melhor em relação às linhas tradicionais de transmissão aéreas.

Veja também:

Expansão da rede elétrica potencializa demanda por alumínio no Brasil

Os investimentos realizados no último ano em novas linhas de transmissão, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, contribuíram para o aumento da procura por cabos de alumínio. Como resultado, esse segmento destacou-se entre os maiores consumidores de alumínio no País, sendo responsável por 20,7% da demanda total, de acordo com a Associação Brasileira

Alubar moderniza transmissão de energia na região metropolitana de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba iniciou 2025 com um significativo aprimoramento na potência do fornecimento de energia elétrica. A linha de transmissão que interliga as subestações do bairro de Umbará, em Curitiba, e do bairro de Gralha Azul, em Araucária (PR), foi equipada com novos cabos elétricos ACFR (Aluminium Conductor Fibre Reinforced, que em português

Energia solar: Hydro Rein amplia participação no Brasil

Para fortalecer sua presença no mercado brasileiro de energia renovável e expandir seu portfólio operacional, a Hydro Rein adquiriu 20% do complexo solar Vista Alegre da Atlas Renewable Energy, empresa global com forte atuação na América Latina. Desde 2021, a Hydro Rein tem colaborado nesse projeto com a Atlas Renewable Energy e a Albras. Em

Rolar para cima
Rolar para cima