AdobeStock_237714206 (1) (1)

COP-26: países e empresas firmam pacto para o fim de veículos a gasolina até 2040

Alumínio é fundamental para redução da pegada de carbono nesse mercado

Na última quarta-feira, 10 de novembro, representantes de governos, fabricantes globais de veículos e organizações com influência nesse mercado firmaram compromisso para o fim da era dos veículos movidos a combustíveis fósseis. O objetivo é atingir as metas do Acordo de Paris.

O pacto foi assinado durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), realizada em Glasgow, Escócia. A meta é que carros e vans tenham emissão zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2040.

O acordo inclui 24 países, dentre eles Chile, Canadá, Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Reino Unido, e grandes montadoras como Ford, General Motors, Mercedes-Benz e Volvo. Não participam do compromisso Alemanha, Brasil, China e Estados Unidos, importantes polos de produção de carros. As fabricantes Toyota e Volkswagen também não assinaram o acordo.

Redução da pegada de carbono
Diante desse contexto, o alumínio será fundamental para ajudar as montadoras a atingir suas metas de sustentabilidade.

Os veículos com intenso uso desse metal são até 40% mais leves, quando comparados aos fabricados com aço. O metal proporciona ainda maior eficiência energética e redução das emissões de GEE.

O alumínio oferece também maior flexibilidade de design graças às propriedades de resistência, união e conformabilidade, o que permite aumento de dinâmica de direção e de agilidade do veículo.

No movimento de eletrificação automotiva, o metal tem sido aplicado nas baterias, para diminuição do peso e garantia de mais autonomia. Além disso, pode proporcionar estrutura segura para a acomodação das baterias e auxiliar no seu processo de refrigeração. 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima