005_SCA_Guangzhou_Grand_Theatre

Alumínio evoca o brilho da seda em fachada de teatro chinês

Mais de 14 mil painéis metálicos integram o projeto sediado em Guangzhou

Há milhares de anos, a seda tem sido pintada e bordada por artistas na cidade de Guangzhou, localizada no Sul da China, para representar mitos e cenas da natureza em tapeçarias e mantos ornamentais.

Foi a partir dessa inspiração que o escritório londrino SCA (Steven Chilton Architects) desenvolveu mais um projeto de vanguarda para a região, o edifício Sunac Guangzhou Grand Theatre.

O objetivo dos arquitetos foi imprimir na aparência do novo teatro dez dobras suavemente curvas e retorcidas que remetem à forma e à textura de um lenço de seda, com ilustrações do artista Zhang Hongfei.

Com o uso de modelagem digital avançada, foi possível elaborar a geometria do revestimento externo com 14.600 painéis triangulares de alumínio anodizado nas cores dourada e vermelha. As peças predominantemente douradas ajudam a refletir o calor para fora do edifício.

As imagens impressas na fachada metálica foram influenciadas por um mito local: os “100 pássaros em homenagem à fênix”, que representa virtude e graça. A SCA digitalizou os desenhos feitos à mão antes de mapear cada figura na geometria da superfície.

Com o nosso trabalho no teatro, temos nos empenhado em canalizar a história, a emoção e a energia criativa da cidade por meio de um edifício cujo objetivo é alimentar a próxima geração de líderes culturais nas artes cênicas”, ressalta Steven Chilton, diretor da SCA.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima