Elfer Alumínio 02

Qual é a maneira correta de limpar o alumínio?

Especialistas orientam como manter as estruturas metálicas em bom estado

Leve, resistente à corrosão, impermeável e infinitamente reciclável. Essas são algumas das características que tornam o alumínio um dos materiais mais versáteis do mundo, presente em diversas aplicações no dia a dia da sociedade.

É possível encontrar perfis extrudados de alumínio, com acabamento anodizado ou pintado, em projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, desde fachadas e esquadrias, até em elementos de decoração, como os painéis ripados.

O metal também é aplicado em peças e acessórios nos meios de transporte — como veículos leves e pesados — e em máquinas agrícolas. Em bens de consumo, cresce a sua presença nos smartphones e notebooks. Na cozinha está em panelas, formas e outros utensílios.

Diante de tamanho uso, cabe a questão: qual é a maneira correta de higienizar esse metal?

Segundo Marielle Yokoti, coordenadora de Marketing da Hydro Extrusão, devido à alta resistência à corrosão, as estruturas de alumínio necessitam de pouca manutenção.

“Uma limpeza simples com água e detergente neutro já é o suficiente para garantir a durabilidade do material. Recomendamos o uso de esponjas macias”, afirma. 

Sem segredos: limpeza simples com água e detergente neutro já é o suficiente para garantir a durabilidade do alumínio

Alexandre Sartori, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Novelis, alerta que, em algumas aplicações em que o aspecto natural do alumínio é mantido, pode conter uma camada de verniz incolor. Nesses casos, não se recomenda a utilização de produtos abrasivos (esponjas de aço ou com cerdas ásperas) e químicos (que contêm cloro em sua composição) para evitar possíveis danos na superfície e preservar o brilho e o aspecto de novo por mais tempo.

“Além dessas instruções, é essencial que o consumidor tenha conhecimento do impacto que o alumínio proporciona à sociedade. Pela possibilidade de reciclagem infinita, ele é visto como uma opção mais ‘verde’ em relação a outros materiais, tornando as aplicações mais sustentáveis e contribuindo para a preservação de recursos não renováveis”, ressalta Sartori.

Vale acrescentar que o alumínio é considerado um metal durável, principalmente quando respeitadas as normas técnicas do setor, como as ABNT NBR 12610 e ABNT NBR 14125, que indicam, respectivamente, a classe de anodização e pintura desses produtos metálicos.

Como evitar manchas

Silvio Dela Dea, consultor de Manufatura da Prolind Alumínio, considera que, apesar da finíssima camada de óxido protetora do perfil em sua condição natural, com o tempo, o acúmulo de sujeira pode provocar manchas. Por isso é necessária a limpeza periódica.

Segundo o consultor, se a superfície for atacada por motivos adversos, desde que não ocorra perda de metal, existem produtos no mercado apropriados para remover a oxidação.

“Depois de limpo, o alumínio precisa ser secado com um pano macio e nunca deve ser estocado úmido no seu estado natural, pois poderá ocorrer o início de corrosão”, acrescenta Dela Dea.

Higienização na indústria

Na Elfer Alumínio, o método padrão de limpeza do metal inclui detergente e esponja especializada. Nos casos de riscos mais profundos, é utilizada uma lixa fina.

“Para deixar a superfície de peças técnicas com um aspecto visual superior, pode-se usar desengripante, como WD-40, espalhando o produto com um pano macio. É um bom método para retirar manchas ou oleosidades nas peças. Mas o importante é sempre fazer a limpeza no sentido da laminação do metal, observando a direção das microestrias”, reforça Fabio Passerini, gerente da Unidade de Negócios da Elfer.

Para limpezas mais leves, pode-se aplicar produtos do tipo limpa-alumínio, comumente encontrados em supermercados, lojas especializadas ou na internet.

Fotos: Elfer Alumínio

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Rolar para cima
Rolar para cima