Prolind aniversario

Prolind completa 30 anos de atuação no mercado de alumínio

Empresa atua nas áreas de refusão, extrusão e fabricação de peças industriais

A Prolind Alumínio comemora 30 anos no dia 19 de junho. A empresa foi criada para dar continuidade aos negócios da Aluswiss e Arquetipo, fabricantes de peças automotivas a partir de perfis extrudados. A planta inicialmente localizada em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, passou a ser administrada pelo Grupo Helptec, holding do empresário Adalberto Morales.

Segundo Erivam Boff, diretor de Negócios da Prolind, o crescimento da empresa sempre foi pautado pelas oportunidades e capacidade de adaptação às variações do mercado. Em 2000 seu parque fabril foi transferido para São José dos Campos, também na região do Vale do Paraíba, onde atualmente emprega 240 funcionários diretos e indiretos.

Os investimentos realizados nos anos seguintes possibilitaram a diversificação e ampliação da participação da empresa no setor do alumínio. A Prolind aumentou a sua capacidade de processamento do metal a partir da aquisição de fornos de última geração, prensas de 7 e 9 pol e equipamentos para tratamento térmico, usinagem e refusão.

“O maior alcance no mercado nos trouxe a necessidade de investir em novos centros de distribuição, como o de Extrema (MG), Joinville (SC) e Chambersburg, na Pensilvânia (EUA), aumentando a nossa cadeia de produção, segurança e excelência operacional”, explica o diretor de Negócios.

Em 2020, a Prolind lançou o marktplace webmetal, site que busca aproximar a indústria de metais do mercado varejista e atender a demanda crescente no universo digital.

Nova fábrica

A fábrica de refusão da Prolind foi inaugurada em fevereiro deste ano. Em sua primeira fase, terá capacidade produtiva de 50 mil t de alumínio por ano. Com isso, a empresa pretende crescer 120% em 2021 em relação a 2020.

O objetivo é reciclar perfis de alumínio para serem utilizados na produção de novos produtos. Dessa forma, a empresa se posiciona no mercado com expertise nas áreas de refusão, extrusão e fabricação de peças de alumínio para diversos segmentos, como o de transportes e construção.

 “Vamos passar a desenvolver ligas especiais de alumínio não disponíveis no mercado. Essa fábrica inicia suas atividades em um momento de restrição internacional sobre a oferta do metal. Logo, esperamos dobrar nossa participação econômica na região em que estamos instalados, a começar pelo nosso compromisso com o meio ambiente”, comentou Boff durante a inauguração da unidade.

O sistema de fornos da planta garante redução do consumo de gás natural em torno de 30%, em relação aos modelos convencionais. Além disso, possui sistema de filtragem de gases de exaustão, permitindo o uso de até 10% do material orgânico no processo de reciclagem do alumínio. Todo o material utilizado no processo fabril será 80% reciclável. 

Campanha de solidariedade

Para comemorar os 30 anos, a Prolind está organizando uma gincana com os colaboradores. A iniciativa visa à arrecadação de agasalhos e alimentos para instituições beneficentes que serão selecionadas pelas equipes vencedoras. A empresa se comprometeu a multiplicar a quantidade de alimentos arrecadados. Além disso, lançará um vídeo comemorativo no seu canal do Youtube.

 

Veja também:

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Painéis do Congresso Internacional do Alumínio apontam caminhos para a inovação e eficiência energética

No primeiro dia do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da tarde se concentraram no tema “Juntos, somos inovação”, discutindo tecnologia e indústria 4.0. No painel “O alumínio revolucionando a mobilidade verde”, moderado por Camilo Adas, conselheiro em Tecnologia e Transição

Rolar para cima
Rolar para cima