Prolind aniversario

Prolind completa 30 anos de atuação no mercado de alumínio

Empresa atua nas áreas de refusão, extrusão e fabricação de peças industriais

A Prolind Alumínio comemora 30 anos no dia 19 de junho. A empresa foi criada para dar continuidade aos negócios da Aluswiss e Arquetipo, fabricantes de peças automotivas a partir de perfis extrudados. A planta inicialmente localizada em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, passou a ser administrada pelo Grupo Helptec, holding do empresário Adalberto Morales.

Segundo Erivam Boff, diretor de Negócios da Prolind, o crescimento da empresa sempre foi pautado pelas oportunidades e capacidade de adaptação às variações do mercado. Em 2000 seu parque fabril foi transferido para São José dos Campos, também na região do Vale do Paraíba, onde atualmente emprega 240 funcionários diretos e indiretos.

Os investimentos realizados nos anos seguintes possibilitaram a diversificação e ampliação da participação da empresa no setor do alumínio. A Prolind aumentou a sua capacidade de processamento do metal a partir da aquisição de fornos de última geração, prensas de 7 e 9 pol e equipamentos para tratamento térmico, usinagem e refusão.

“O maior alcance no mercado nos trouxe a necessidade de investir em novos centros de distribuição, como o de Extrema (MG), Joinville (SC) e Chambersburg, na Pensilvânia (EUA), aumentando a nossa cadeia de produção, segurança e excelência operacional”, explica o diretor de Negócios.

Em 2020, a Prolind lançou o marktplace webmetal, site que busca aproximar a indústria de metais do mercado varejista e atender a demanda crescente no universo digital.

Nova fábrica

A fábrica de refusão da Prolind foi inaugurada em fevereiro deste ano. Em sua primeira fase, terá capacidade produtiva de 50 mil t de alumínio por ano. Com isso, a empresa pretende crescer 120% em 2021 em relação a 2020.

O objetivo é reciclar perfis de alumínio para serem utilizados na produção de novos produtos. Dessa forma, a empresa se posiciona no mercado com expertise nas áreas de refusão, extrusão e fabricação de peças de alumínio para diversos segmentos, como o de transportes e construção.

 “Vamos passar a desenvolver ligas especiais de alumínio não disponíveis no mercado. Essa fábrica inicia suas atividades em um momento de restrição internacional sobre a oferta do metal. Logo, esperamos dobrar nossa participação econômica na região em que estamos instalados, a começar pelo nosso compromisso com o meio ambiente”, comentou Boff durante a inauguração da unidade.

O sistema de fornos da planta garante redução do consumo de gás natural em torno de 30%, em relação aos modelos convencionais. Além disso, possui sistema de filtragem de gases de exaustão, permitindo o uso de até 10% do material orgânico no processo de reciclagem do alumínio. Todo o material utilizado no processo fabril será 80% reciclável. 

Campanha de solidariedade

Para comemorar os 30 anos, a Prolind está organizando uma gincana com os colaboradores. A iniciativa visa à arrecadação de agasalhos e alimentos para instituições beneficentes que serão selecionadas pelas equipes vencedoras. A empresa se comprometeu a multiplicar a quantidade de alimentos arrecadados. Além disso, lançará um vídeo comemorativo no seu canal do Youtube.

 

Veja também:

Mantido pela MRN, Hospital de Porto Trombetas completa 36 anos no Pará

O Hospital de Porto Trombetas (HPTR), localizado no distrito de mesmo nome, no município paraense de Oriximiná, comemora 36 anos de funcionamento nesta sexta-feira, dia 23 de julho. Mantido pela Mineração Rio do Norte (MRN) e gerenciado pela Pró-Saúde, o estabelecimento possui mais de 20 especialidades e já realizou cerca de 750 mil atendimentos, incluindo ambulatoriais, de urgência, cirúrgicos

Sustentável, tocha olímpica tem alumínio reciclado

Na próxima sexta-feira, 23 de julho, haverá, finalmente, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, às 8 horas (horário de Brasília). O evento – programado inicialmente para 2020 – foi adiado por conta da pandemia da Covid-19. Item icônico da competição, a tocha olímpica de ouro-rosa foi produzida com 30% de

Museu norte-americano promove criação comunitária de esculturas de alumínio

O museu ao ar livre Sculpture Trails, localizado em Solsberry, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, realizou no último dia 17 de julho o 20º Derramamento de Alumínio Comunitário. A iniciativa, organizada por Gerry Masse, fundadora do espaço, reúne artistas de todo o país para estudar sobre o metal, a partir da mentoria de

Rolar para cima