foco_futuro_materia_nov

Projeto de bateria de íon-alumínio vence ‘hackathon’ do Foco&Futuro 2022

Semana imersiva trouxe o desafio de desenvolver uma proposta para ampliação do setor

Na sexta-feira, 21 de outubro, foi encerrada a terceira edição do projeto Foco&Futuro, iniciativa da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) que tem como objetivo conduzir estudantes e jovens profissionais em uma jornada de conhecimento com possíveis oportunidades de emprego.

Neste ano, a semana imersiva no formato hackathon, com mentoria de profissionais da indústria, ocorreu de 17 a 21 de outubro e trouxe o desafio de desenvolver uma proposta para ampliação do mercado do alumínio, a partir de um novo produto ou da substituição de outros materiais pelo metal.

Ao todo, 11 grupos trabalharam na proposição de soluções, com foco em inovação, aplicabilidade e sustentabilidade.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por representantes da ABAL, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e 12 empresas apoiadoras: Albras, Alcoa, AMG Brasil, Bluequest, Elfer, Grupo Ibrap, Grupo ReciclaBR, Grupo Prysmian, Hydro, Mineração Rio do Norte (MRN), Novelis e Prolind.

“A inovação e sustentabilidade do alumínio brasileiro são indiscutíveis, sendo resultado de uma cadeia de valor integrada e responsável. É essencial que o setor continue concentrando esforços nesse sentido. O Foco&Futuro é uma iniciativa na qual a ABAL aposta nesse desenvolvimento por meio da maior aproximação com o meio acadêmico, gerando novas ideias para pensar o futuro e inspirando jovens talentos a se aproximar da nossa indústria”, reforça Denise Veiga, gerente da Área Técnica da ABAL.

Conheça os times vencedores do desafio:

1º lugar

O grupo 8 apresentou a Alupower, proposta de bateria de íon-alumínio com foco no crescimento esperado na produção de veículos elétricos no país e na redução da pegada de carbono.

O objetivo é a substituição do lítio, usado atualmente, que possui um preço superior ao do alumínio, é um recurso escasso na natureza, com processo produtivo danoso ao meio ambiente, além de representar 60% do custo final do produto.

O alumínio traria diversos benefícios, tais como vida útil três vezes superior, podendo suportar mais de dois mil ciclos de carregamento. O metal poderia reduzir o vazamento de metais pesados, em caso de ruptura da bateria, além de ser infinitamente reciclável.

Equipe:

  • Aline Carniel de Souza
  • Arisson de Oliveira
  • Melissa Gabriely S. Simões
  • Lucas Westphal

Mentor: Oliver Toribio, engenheiro especialista P&D – Automotivo da Novelis.

 2º lugar

O grupo 6 apresentou a ideia da espuma de alumínio em substituição às produzidas com poliuretano, ferro ou aço. O produto pode ser aplicado em vários setores, tais como indústrias aeroespacial, naval, ferroviária e na construção civil. O alumínio traria benefícios como economia de energia e resistência à oxidação, além de ser 100% reciclável.

Equipe:

  • Elton Lopes
  • Israel P. da Silva
  • Marcelo Amaral
  • Natália I. Haas
  • Patrícia Scararo

Mentor: Marcelo Machado, gerente de Projeto do Grupo Ibrap

3º lugar

O grupo 4 trouxe a sugestão do moitão de alumínio, acessório de elevação e movimentação de cargas que pode ser usado com o cabo de aço ou cordas, utilizado em navios cargueiros, pesqueiros, veleiros e na área portuária.

O produto é fabricado com ligas ferrosas, como aço ao carbono, ferro fundido e aço inoxidável. No entanto, o alumínio poderia tornar a peça mais leve, sem comprometer a resistência e fazer o processo de fabricação ficar mais barato e sustentável, além de garantir boa resistência à corrosão.

Equipe:

  • Gabriele Tampellin Ferreira Pardinho
  • João Victor Ricci Piovesan
  • Joyce Pardinho
  • Marcelo Katzor Rodrigues
  • Nayla Silva

Mentor: Marco Antônio Júnior, engenheiro de Processos na Elfer Alumínio

Premiação

Cada participante do grupo vencedor receberá um voucher no valor de R$ 500,00 para gastar no Carpe Diem Experiences&Gifts.

Os jovens que se destacaram ao longo da jornada do Foco&Futuro 2022 têm a possibilidade de participar de processos seletivos nas empresas apoiadoras do projeto.

Leia também: Palestras do Foco&Futuro da ABAL abordam inovação e sustentabilidade

Foto: Divulgação

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Rolar para cima
Rolar para cima