Global environmental sustainability background green technology

Palestras do Foco&Futuro da ABAL abordam inovação e sustentabilidade

Especialistas dão dicas a jovens talentos sobre as novas competências exigidas pelo mercado

Durante a semana imersiva no formato ‘hackathon’ do projeto Foco&Futuro 2022, da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), os 70 participantes tiveram a oportunidade de acompanhar duas palestras voltadas à inovação e à sustentabilidade.

No dia 18 de outubro, Claudia Leite, chief purpose officer da Hilo Estratégia e Propósito, falou sobre “O que a sustentabilidade tem a ver com o profissional do futuro”, com foco na importância das competências Enviromental, Social and Governance (ESG) na carreira de jovens talentos.

“A sustentabilidade está ligada à responsabilidade que cada um de nós tem como líderes e protagonistas dentro das organizações e como cidadãos em um mundo que está em constante mudança. Isso passa pelo propósito e pela essência de quem nós somos e como vamos conectar isso dentro das nossas atividades. Inclui, também, uma estratégia para que não seja uma atividade aleatória”, disse a palestrante.

Com 25 anos de experiência em áreas estratégicas de grandes companhias como Nestlé e na Nespresso, a executiva também reforçou o que não é sustentabilidade.

“Não é sensacionalismo, estratégia de marketing — apesar de sua importância para dar visibilidade para o que se faz e como se mobilizam consumidores e clientes —, não é mostrar algo que de fato não é. Não é porque o mercado de capitais está pedindo, não é tema apenas de empresa grande, nem filantropia ou abrir mão do lucro”, destacou.

De acordo com Claudia, a sustentabilidade integra um olhar de longo prazo e visão sistêmica, muito além do combate e mitigação dos impactos do negócio.

“Trata-se da economia verde, pegada de carbono, energias limpas, diversidade e inclusão, saúde e segurança, entre outros temas. A sustentabilidade também é um gerador de oportunidades para criar produtos e serviços.”

Já o ESG traz critérios específicos — ambiental, social e de governança.

“Recorte e evolução da sustentabilidade, criado e utilizado especialmente pelo mercado financeiro, trata do investimento responsável, identifica retorno ajustado ao risco e traz oportunidades de novos negócios e soluções.”

Na visão da executiva, pensar sobre esses temas é um diferencial competitivo e integra as novas competências exigidas pelo mercado.

Novas tecnologias

No dia 20 de outubro, o professor Ricardo Yogui, conselheiro e mentor da Yogui, abordou o tema “Inovadores mudando o mundo”, enfatizando a importância de ser um agente de mudança por meio da inovação em um mundo disruptivo.

Inovar, segundo Yogui, é desafiador para as empresas por conta do contexto histórico. Na Revolução Industrial, as atividades mecânicas e repetitivas não exigiam muita capacidade intelectual dos profissionais. Em meio à 4ª Revolução Industrial, aumenta-se a demanda por conhecimento, iniciativa e criatividade.

“Estamos em um mundo de grandes transformações e temos de enxergar isso. A conectividade [máquina que conversa com outra máquina por meio da Internet] traz oportunidades que podem ajudar pessoas e empresas. O ponto não é a tecnologia e sim o que vamos fazer com ela”, explica Yogui.

Na visão do professor, esse novo ambiente exigirá muita colaboração.

“Precisamos interagir para gerar complementaridade, pois sozinhos não fazemos nada. Outro ponto é que, no passado, queríamos o melhor produto, hoje queremos gerar a melhor experiência para o cliente.”

Yogui frisou ainda que a inovação não acontece na zona de conforto.

“É preciso que o profissional busque novos horizontes, mude o mindset. É necessário o pensamento grande, mas começar pequeno”, aconselha.

Leia também: Projeto de bateria de íon-alumínio vence ‘hackathon’ do Foco&Futuro 2022

Crédito da imagem de abertura: br.freepik.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima