Podcast_alutalks

Nova edição do podcast ALUTALK’S, da ABAL, debate as eleições americanas e os impactos para a indústria do alumínio

Presidente-executivo da ABAL, Milton Rego, recebe como convidado Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior

Está disponível o segundo episódio do ALUTALK’S — podcast da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Nesta edição, Milton Rego, presidente-executivo da entidade, conversa com Welber Barral, sócio-fundador da BMJ consultores associados e ex-secretário nacional de Comércio Exterior entre 2007 e 2011, sobre as eleições americanas e os impactos para a indústria brasileira.

LEIA TAMBÉM: Com Biden, como ficam as sobretaxas dos EUA sobre chapas de alumínio?

Parceiros comerciais de longa data, Brasil e Estados Unidos atingiram a menor corrente bilateral em 2020 com o governo de Donald Trump. A medida de impor tarifas e cotas para o alumínio, com base na resolução 232, sob o pretexto de segurança nacional, foi a mais enérgica daquele país, na visão de Milton Rego.

Para Barral, houve dois grandes movimentos de Trump que considera forçados – desafios que o novo governo do democrata Joe Biden terá de enfrentar. O primeiro é o número de medidas contra a China, que provocou retaliações de tarifas daquele país contra os Estados Unidos. O segundo é o uso indiscriminado da Seção 232, como citado pelo presidente-executivo da ABAL.

“Isso teve duas consequências: a interpretação de Trump do que é segurança nacional — está sendo questionada inclusive pelo judiciário. E o uso da 232, da forma como foi feito, prejudicou a própria cadeia produtiva norte-americana. Estudos mostram quantos empregos se perderam justamente por conta da elevação de custos derivados dessas medidas”, informa o consultor.

Acesse uma das plataformas Spotify e Apple Podcasts e ouça na íntegra a segunda edição do ALUTALK’S.

Veja também:

Alcoa Poços de Caldas agenda auditoria para certificação ASI

A Alcoa de Poços de Caldas (MG) está se preparando para receber a certificação no padrão de desempenho da organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A auditoria está agendada para março de 2022. As unidades da companhia localizadas em São Luís (MA) e Juruti (PA) já conquistaram o selo. “Acreditamos que esse é um importante

Alubar cria link específico para PCDs em banco de talentos online

A Alubar, fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio, passou a disponibilizar um link específico no seu banco de talentos para pessoas com deficiência (PCDs) interessadas em vagas de emprego na planta paraense de Barcarena e no escritório global em São Paulo.  As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na plataforma de recrutamento e seleção #SejaAlubar.

Albras conquista selo de ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

A Albras, produtora de alumínio primário pertencente à multinacional Hydro e à Nippon Amazon Aluminium (NAAC), obteve o selo de ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, pela 4ª vez consecutiva. A chancela atesta a qualidade no gerenciamento de gases de efeito estufa (GEE) de organizações-membro. O selo ouro demonstra a robustez e transparência do inventário

Rolar para cima