Flauta (1)

Músico transforma tubo de alumínio da Prolind em flauta transversal

Versátil, metal supera as expectativas do artesão paulistano

Alceu Martinez Escalera já se especializou na fabricação de flautas transversais de bambu, trabalho que desenvolve há mais de 10 anos. No entanto, no final de 2020, o músico e artesão, que reside na capital paulista, decidiu comprar um tubo de alumínio da Prolind Alumínio no Marketplace Webmetal para testar a produção do instrumento.

Segundo o artesão, o bambu é um material difícil de trabalhar, porque não existem “tubos” perfeitos e retos, com seção circular e diâmetro constante. Além disso, a espessura da parede do material altera a afinação e a embocadura do instrumento de sopro, o que pode comprometer o produto. Já o alumínio é um material regular.

“Não tem como fazer duas flautas iguais com o bambu. Para fabricá-la em ‘ré’, é preciso ter uma distância de 58 cm entre nós, o que é raríssimo de conseguir. No caso do alumínio, é só cortar uma haste longa e chegar à afinação que quiser. Claro que é preciso descobrir a posição das furações, uma vez que não respeitam uma ordem matemática”, explica.

Escalera já havia fabricado uma flauta com um pedaço de metal que tinha em casa. Quando adquiriu o tubo de alumínio – de 7/8″ x 1/16″ — da Prolind Alumínio, mesmo não sendo as dimensões tradicionais, o resultado foi surpreendente

“A flauta ficou sensacional, obtive uma sonoridade fantástica. É um produto de alta qualidade”, ressalta.

De acordo com o artesão, como já possui experiência, não houve dificuldade de fazer o instrumento musical com o alumínio.

“Foram necessárias apenas brocas para as furações e uma serra para cortar o tubo. No bambu, o trabalho era feito com ferro quente”, conta.

Ele acrescentou que pretende comercializar as flautas transversais de metal.

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

2 comentários em “Músico transforma tubo de alumínio da Prolind em flauta transversal”

  1. Agradeço à revista pela linda matéria sobre o meu trabalho e por terem sido fiéis ao contar minha história!!!

  2. FLAUTAS DE ALUMÍNIO.
    O FABRICANTE TERIA MELHORES RESULTADOS SE UTILIZASSE TUBOS TREFILADOS E ALUMÍNIO PARA CONTROLA MELHOR OS DIAMETROS E ESPESSURAS.
    TUBOS EXTRUDADOS TEM TOLERANCIAS MUITO GRANDES PARA ESTA APLICAÇÃO , NO CASO O,20 MM NA ESPESSURA MÉDIA E 0,25 MM DIÂMETRO MÉDIO.

Comentários encerrados.

Rolar para cima
Rolar para cima