A Hydro anunciou um lucro líquido de 1,78 bilhão de coroas norueguesas (NOK) no quarto trimestre de 2024. Esse resultado representa uma reviravolta em relação ao prejuízo de NOK 2,77 bilhões reportado no mesmo período de 2023. A recuperação dos preços e volumes do alumínio foi um fator-chave para esse desempenho positivo.
No acumulado de 2024, o desempenho financeiro da Hydro foi ainda mais expressivo. O lucro líquido quase dobrou, passando de NOK 2,80 bilhões para NOK 5,04 bilhões (cerca de US$ 453 milhões). Além disso, o principal indicador de desempenho da empresa, o EBITDA Ajustado, que mede a capacidade de geração de caixa, subiu de NOK 22,25 bilhões para NOK 26,31 bilhões.
No segmento de produção, a Hydro registrou um crescimento de 5,3% na produção de bauxita no quarto trimestre, totalizando 2,91 milhões de t. No que se refere à alumina, foram 1,51 milhão de t, uma queda de 3,5% em relação a 2023. As vendas de alumina, por sua vez, aumentaram 8,9% no período, atingindo 2,7 milhões de t.
A produção de alumínio da companhia foi de 515 mil t no trimestre, mantendo-se estável na comparação anual. O mesmo ocorreu com as vendas, que somaram 536 mil t. A receita anual totalizou NOK 203,6 bilhões.
Em 2024, a Hydro realizou investimentos significativos em projetos de expansão e modernização, com o objetivo de ampliar sua capacidade de produção e aprimorar a qualidade de seus produtos. Esses aportes, aliados ao bom desempenho financeiro, deram retornos positivos para os acionistas. Além disso, a companhia tem intensificado seus investimentos em reciclagem de alumínio e na adoção de fontes de energia mais limpas para suas operações.
“Estamos comprometidos em executar nossa estratégia. Marcos importantes que impulsionam a transição para o alumínio verde foram alcançados em todas as partes da empresa em 2024, e estamos bem-posicionados para atingir nossas ambições para 2030”, declara Eivind Kallevik, presidente e CEO da Hydro, em sua carta aos stakeholders no Relatório Anual Integrado 2024.
Foto: Divulgação Hydro