WhatsApp Image 2021-09-28 at 14.00.30

Hydro estuda uso de painéis solares flutuantes em Paragominas (PA)

Projeto visa ao reaproveitamento de água e geração de energia sustentável

A Hydro vai investir R$ 1 milhão na realização de pesquisas, no período de dois anos, sobre o uso de placas solares fotovoltaicas na mina de bauxita que mantém em Paragominas (PA).

O estudo será realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição de ensino superior que fará testes com um sistema flutuante no reservatório de água da mina. Uma das metas é possibilitar a redução da evaporação dessa água, além de oferecer uma nova fonte de energia para atender parte do consumo.

“A pesquisa está alinhada com o objetivo da Hydro de ser cada vez mais sustentável. Se os resultados forem positivos, poderemos economizar ainda mais água em nos processos e fornecer uma alternativa de energia renovável para nossas operações. É um benefício para a companhia e para a conservação do meio ambiente”, afirma Evilmar Fonseca, diretor-industrial da Hydro Paragominas.

Inovador, o uso de sistemas fotovoltaicos flutuantes tem mostrado que consegue produzir mais energia que o convencional pelo fato de manter as temperaturas das placas mais amenas. A expectativa é que cada km com o sistema fotovoltaico instalado gere 50 MW. Na fase de testes, uma área de 156 m² será usada para avaliação preliminar.

Veja também:

Alcoa Poços de Caldas agenda auditoria para certificação ASI

A Alcoa de Poços de Caldas (MG) está se preparando para receber a certificação no padrão de desempenho da organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A auditoria está agendada para março de 2022. As unidades da companhia localizadas em São Luís (MA) e Juruti (PA) já conquistaram o selo. “Acreditamos que esse é um importante

Alubar cria link específico para PCDs em banco de talentos online

A Alubar, fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio, passou a disponibilizar um link específico no seu banco de talentos para pessoas com deficiência (PCDs) interessadas em vagas de emprego na planta paraense de Barcarena e no escritório global em São Paulo.  As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na plataforma de recrutamento e seleção #SejaAlubar.

Apesar dos desafios, veículos elétricos e híbridos crescem no Brasil

A eletromobilidade é uma tendência mundial que ainda depende de uma política nacional e de medidas de apoio ao transporte sustentável para avançar no Brasil. Por enquanto, há 66 mil veículos elétricos e híbridos circulando pelo país, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Apesar dos desafios de infraestrutura de recarga e

Rolar para cima