A meta da Hydro de alcançar o NetZero em suas operações até 2050 é de extrema importância para a empresa, já que pretende, até 2030, reduzir pelo menos 30% das suas próprias emissões globais.
LEIA TAMBÉM:
Energia solar ilumina o caminho da indústria de alumínio rumo a um metal mais verde
Para alcançar esse objetivo, a empresa tem feito uma série de transformações nas fontes de energia utilizadas na refinaria de alumina, a Hydro Alunorte, no Pará.
Além da adoção da energia solar para a produção de alumínio, a Hydro Alunorte assinou um contrato de compra de energia eólica (na sigla em inglês, PPA – Power Purchase Agreements). Trata-se do projeto Ventos de São Zacarias.
Localizado nos Estados de Piauí e Pernambuco, no Nordeste do Brasil, o empreendimento, que será construído em um dos maiores clusters de parques eólicos da América Latina, abastecerá a Hydro com uma capacidade de 456 MW.
“O Brasil representa um dos mercados mais promissores no campo das energias renováveis. A incorporação de fontes de energia renovável está integrada à estratégia da Hydro, alinhada aos seus objetivos de descarbonização e sustentabilidade. Assim, a empresa permanece atenta a todas as oportunidades de negócios nesse âmbito. A companhia estabeleceu a meta audaciosa de atingir o NetZero até 2050”, afirma Carlos Neves, vice-presidente de Operações da Hydro.
Foto: Divulgação Hydro