Em dezembro de 2022, a multinacional norueguesa Hydro e a Mercedes-Benz firmaram um acordo de colaboração em um roadmap tecnológico para desenvolver soluções de alumínio para aplicações automotivas com pegada de carbono abaixo de 3,0 kg CO2/kgAl, de 2023 a 2030.
Após uma fase de ensaios bem-sucedida, a Mercedes-Benz decidiu incorporar um material mais sustentável em seus componentes fundidos estruturais para a produção em série neste ano. O alumínio testado tem uma pegada de carbono de apenas 2,8 kg de CO2/kgAl.
Atualmente, a Hydro já fornece à montadora metal produzido com menores emissões por meio de eletrólise alimentada por energia renovável. No entanto, o foco agora será no alumínio com redução superior de CO2.
O novo material representa cerca de 60% do alumínio total utilizado nesse tipo de liga na fundição da Mercedes-Benz em Mettingen, na Alemanha, e inclui cerca de 25% de sucata pós-consumo.
Entre os primeiros modelos a serem equipados com o material, estão os dos veículos elétricos EQS e EQE da montadora.
Dentro da sua “Ambição 2039”, a Mercedes-Benz pretende integrar nos seus veículos, até 2030, alumínio com uma pegada de carbono reduzida em cerca de 90% comparativamente à média europeia – esse novo material oferece uma redução de 70%.
Ao mesmo tempo, as empresas parceiras trabalham para aumentar a quantidade utilizada de material reciclado. Nos próximos dez anos, a Mercedes-Benz pretende elevar a porcentagem de sucata pós-consumo integrada aos seus veículos de passageiros até a média de 40%.
As companhias também estão comprometidas com o fornecimento responsável de alumínio e usarão materiais certificados pela organização internacional Aluminium Stewardship Initiative (ASI).
Foto: Divulgação Mercedes-Benz/AutoGear