mercedes_materia

Em parceria com a Hydro, Mercedes-Benz incorpora alumínio de baixo carbono em componentes automotivos

Material testado tem redução de 70% das emissões de Co2 em comparação à média europeia

Em dezembro de 2022, a multinacional norueguesa Hydro e a Mercedes-Benz firmaram um acordo de colaboração em um roadmap tecnológico para desenvolver soluções de alumínio para aplicações automotivas com pegada de carbono abaixo de 3,0 kg CO2/kgAl, de 2023 a 2030.

Após uma fase de ensaios bem-sucedida, a Mercedes-Benz decidiu incorporar um material mais sustentável em seus componentes fundidos estruturais para a produção em série neste ano. O alumínio testado tem uma pegada de carbono de apenas 2,8 kg de CO2/kgAl.

Atualmente, a Hydro já fornece à montadora metal produzido com menores emissões por meio de eletrólise alimentada por energia renovável. No entanto, o foco agora será no alumínio com redução superior de CO2.

O novo material representa cerca de 60% do alumínio total utilizado nesse tipo de liga na fundição da Mercedes-Benz em Mettingen, na Alemanha, e inclui cerca de 25% de sucata pós-consumo.

Entre os primeiros modelos a serem equipados com o material, estão os dos veículos elétricos EQS e EQE da montadora.

Dentro da sua “Ambição 2039”, a Mercedes-Benz pretende integrar nos seus veículos, até 2030, alumínio com uma pegada de carbono reduzida em cerca de 90% comparativamente à média europeia – esse novo material oferece uma redução de 70%.

Ao mesmo tempo, as empresas parceiras trabalham para aumentar a quantidade utilizada de material reciclado. Nos próximos dez anos, a Mercedes-Benz pretende elevar a porcentagem de sucata pós-consumo integrada aos seus veículos de passageiros até a média de 40%.

As companhias também estão comprometidas com o fornecimento responsável de alumínio e usarão materiais certificados pela organização internacional Aluminium Stewardship Initiative (ASI).

Foto: Divulgação Mercedes-Benz/AutoGear

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima