China Jiangsu metal processing plant workshop, a library of aluminum ingots

Consumo aparente de alumínio deve retornar aos níveis pré-crise, afirma presidente-executivo da ABAL

Segundo Milton Rego, crescimento do mercado nacional deve ser de 5%, chegando a 1,6 milhão de toneladas

Em entrevista ao Valor Econômico publicada nesta segunda feita (20), Milton Rego, presidente-executivo da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), estima um crescimento de 5% no mercado brasileiro em 2020, chegando a 1,6 milhão de toneladas. Em 2014, o consumo foi de cerca de 1,5 milhão de toneladas.

“2020 tem todos os ingredientes para ser um bom ano. Esse crescimento será puxado pelas indústrias de embalagem, transporte e a construção civil, que desde o último trimestre de 2019 vêm retomando a atividade”, disse o dirigente.

Milton Rego, presidente-executivo da ABAL (Imagem: ABAL/DanielaToviansky)

Para Milton, desse consumo, apenas 800 mil toneladas deverão ser produzidas no país. E, desse valor, 300 mil toneladas de alumínio primário podem retornar ao sistema brasileiro. 

“Em 2014, produzimos 1,7 milhão de toneladas de alumínio primário. De lá pra cá, perdemos mais de 800 mil toneladas, com o fechamento dos altos-fornos em função do preço alto da energia. Desses, somente os smelters da Alcoa em São Luís (MA) podem retomar a operação, mas isso está longe de acontecer”, explica.

Preços mais competitivos da energia elétrica, na visão do presidente-executivo da ABAL, são essenciais para o País se tornar autossuficiente na produção de alumínio primário, reduzindo a importação.

LEIA TAMBÉM:
Descolado do PIB, consumo de alumínio cresce no primeiro semestre
Indústria do alumínio pode ser beneficiada com o Novo Mercado do Gás
Artigo: Volta do ICMS sobre exportações e fim da mineração de bauxita

Veja também:

Balança comercial: alumínio registra superávit no primeiro semestre de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a balança comercial do setor no primeiro semestre de 2021 registrou superávit de US$ 623 milhões (valor FOB, sigla em inglês para designar o frete em que a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente). O resultado positivo se deve, principalmente, às exportações de alumina

Novo IPad tem estrutura com alumínio 100% reciclado

Com foco no meio ambiente, os novos iPad e iPad mini têm estrutura com alumínio 100% reciclado e estão disponíveis nas cores prateado e cinza-espacial. Segundo a Apple, fabricante dos equipamentos, todos os modelos da linha contam com o metal. Atualmente, as operações corporativas globais da empresa são neutras em emissões de carbono. No entanto,

Alcoa completa 12 anos de investimentos em Juruti (PA)

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a Alcoa completa 12 anos desde a sua chegada no município de Juruti (PA), onde mantém uma mina de bauxita e movimenta o porto local. Além da preocupação com os negócios, a companhia mantém um olhar para o futuro da cidade, a partir de investimentos em diversas áreas, como a

Rolar para cima