China Jiangsu metal processing plant workshop, a library of aluminum ingots

Consumo aparente de alumínio deve retornar aos níveis pré-crise, afirma presidente-executivo da ABAL

Segundo Milton Rego, crescimento do mercado nacional deve ser de 5%, chegando a 1,6 milhão de toneladas

Em entrevista ao Valor Econômico publicada nesta segunda feita (20), Milton Rego, presidente-executivo da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), estima um crescimento de 5% no mercado brasileiro em 2020, chegando a 1,6 milhão de toneladas. Em 2014, o consumo foi de cerca de 1,5 milhão de toneladas.

“2020 tem todos os ingredientes para ser um bom ano. Esse crescimento será puxado pelas indústrias de embalagem, transporte e a construção civil, que desde o último trimestre de 2019 vêm retomando a atividade”, disse o dirigente.

Milton Rego, presidente-executivo da ABAL (Imagem: ABAL/DanielaToviansky)

Para Milton, desse consumo, apenas 800 mil toneladas deverão ser produzidas no país. E, desse valor, 300 mil toneladas de alumínio primário podem retornar ao sistema brasileiro. 

“Em 2014, produzimos 1,7 milhão de toneladas de alumínio primário. De lá pra cá, perdemos mais de 800 mil toneladas, com o fechamento dos altos-fornos em função do preço alto da energia. Desses, somente os smelters da Alcoa em São Luís (MA) podem retomar a operação, mas isso está longe de acontecer”, explica.

Preços mais competitivos da energia elétrica, na visão do presidente-executivo da ABAL, são essenciais para o País se tornar autossuficiente na produção de alumínio primário, reduzindo a importação.

LEIA TAMBÉM:
Descolado do PIB, consumo de alumínio cresce no primeiro semestre
Indústria do alumínio pode ser beneficiada com o Novo Mercado do Gás
Artigo: Volta do ICMS sobre exportações e fim da mineração de bauxita

Veja também:

Com participação da CBA, Instituto Votorantim doa EPIs para profissionais de saúde

As secretarias municipais de saúde dos municípios paulistas de Sorocaba, Alumínio, São Roque e Mairinque foram contempladas com doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o combate ao novo coronavírus, como máscaras de proteção, luvas emborrachadas, aventais, toucas e álcool em gel, que beneficiarão cerca de 2.800 profissionais. A iniciativa é fruto do investimento

Hydro distribui jogos educativos sobre a importância da prevenção à Covid-19

Para reforçar a orientação sobre a prevenção à Covid-19, a Hydro começou a distribuir entre seus empregados e contratados 10 mil kits com quatro jogos educativos. A ideia é envolver os familiares na sensibilização sobre a importância dos cuidados pessoais e domésticos. O material está em distribuição no Pará e Rio de Janeiro e, em

Instituto Alcoa faz doação de materiais para Hospital Universitário do Maranhão

O Instituto Alcoa realizou uma doação no valor de R$ 200 mil para o Hospital Universitário (HU-UFMA). A ação foi feita por meio da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSDU) e inclui termômetros, máscaras, óculos e protetores faciais. A iniciativa será coordenada pela Alumar e integra um pacote de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu