5973601992_06758c45bf_c

Conheça o processo e as vantagens da extrusão do alumínio

Perfis metálicos têm diferentes geometrias e uma infinidade de aplicações

Por ser extensa, a cadeia produtiva do alumínio conta com alguns elos pouco conhecidos pela sociedade, apesar de o produto final estar presente no dia a dia das pessoas. Um deles é o segmento de extrusão, que disponibiliza perfis metálicos para vários setores, e envolve um processo que traz benefícios tanto para o mercado quanto para os consumidores. 

LEIA TAMBÉM:
Setor de extrudados de alumínio retoma negócios após primeiro semestre difícil
Esquadrias representam 80% do alumínio consumido na construção civil

Marcelo Rodrigues, diretor Comercial da área de Soluções em Extrudados da Hydro, explica que a extrusão ocorre por meio de um processo de transformação mecânica: um tarugo de alumínio (também chamado de billet) aquecido é pressionado contra uma matriz de aço em alta temperatura.

“A ferramenta de aço tem um ou mais orifícios com a forma do produto final, que origina as barras extrudadas de até 17 metros, desde perfis simples como vergalhões e tubos até os mais complexos, como dissipadores e perfis multi-tubulares”, explica.

 O diretor da Hydro destaca que esse processo é relativamente mais barato quando comparado aos de fundição e forjamento, além de ser mais produtivo e admitir qualquer liga de alumínio.

“O processo de desenvolvimento também é mais rápido, sendo possível ter peças em série em 30 dias”, acrescenta.

 

Quem são os consumidores?

O setor de construção civil é o que mais demanda produtos extrudados e concentra quase 50% do mercado — ou cerca de 120 mil toneladas ao ano. A informação é de Fernando Wongtschowski, gerente de Estratégia Comercial e de Marketing da CBA.

O executivo explica que a indústria de transportes está em segundo lugar. Dentro desse mercado, que tem entre 20% e 30% de share, uma das principais aplicações é em carrocerias de ônibus. Os produtos também são utilizados em implementos rodoviários e componentes estruturais no setor automotivo.

“Esse universo inclui as barras de proteção da porta e as utilizadas no para-choque dos veículos, ou seja, equipamentos de segurança para absorção de impacto. Há ainda racks de suporte, como aqueles usados sobre o carro, entre outros produtos”, comenta Wongtschowski.

Com uma representação menor, estão o mercado de máquinas e equipamentos e o de bens de consumo. Neste último, há diversos usos dos perfis extrudados, como em cadeiras de praia, guarda-sóis, móveis, entre outros. 

Setor automotivo é o segundo maior consumidor de alumínio extrudado no Brasil (Crédito da imagem: Divulgação Ford)

Principais vantagens

  • O processo de extrusão permite uma variedade de geometrias, aliada a diferentes ligas de alumínio – que colaboram para o atendimento de requisitos técnicos como propriedade mecânica, condutividade elétrica e acabamento superficial;

  • O perfil extrudado, combinado com liga e têmpera de alumínio, possibilita qualquer tipo de processo que envolva conformação plástica (dobra, forjamento e trefilação), remoção de material (usinagem e estampagem) e acabamento superficial (pintura e anodização);

  • Os perfis têm alta resistência estrutural e à corrosão, além de atenderem requisitos exigidos pelos clientes, como leveza e versatilidade.  

“Temos um dos mais modernos Centros de Tratamento de Superfície de Perfis de Alumínio da América Latina, onde fazemos pintura eletrostática a pó (pré-tratamento de titânio) e anodização (padrão, multicolor, polido e jateado), com aplicação de alta tecnologia em nossos produtos”, afirma Wongtschowski, da CBA.

A empresa desenvolve ainda aplicações que agregam valor aos clientes, pois entrega produtos semiacabados, o que reduz as etapas do processo de produção e adiciona produtividade e eficiência na operação.

Foto de abertura: Hydro/Simon McComb

Veja também:

Novelis anuncia novas doações contra o novo coronavírus

A Novelis direcionou R$ 4 milhões para colaborar com o enfrentamento dos impactos causados pela Covid-19 no Brasil, em cooperação com instituições públicas e hospitais. Além das ações em Pindamonhangaba (SP), já divulgadas pelo portal Revista Alumínio, a companhia apoia iniciativas em outros Estados. “Este é um momento de unir forças. Na Novelis, temos plena

MRN destaca projetos socioambientais na Exposibram 2020

A Mineração Rio do Norte (MRN) está apresentando, em seu estande virtual da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (Exposibram 2020), seis das 65 iniciativas socioambientais da companhia. Realizadas no distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná (Oeste do Pará), onde mantém uma operação de bauxita, as ações beneficiam mais de 100 mil pessoas por ano.

Alcoa oferece vagas em programas de estágio e trainee

Estudantes de graduação e engenheiros, interessados em atuar no setor do alumínio, já podem se candidatar aos programas de estágio e trainee da Alcoa por meio do site da Cia de Estágios, empresa que assessora a contratação. A data limite para as inscrições é 24 de janeiro de 2021. A Alcoa dispõe de 68 vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu