default

CBA impulsiona a preservação da Mata Atlântica na Zona da Mata Mineira

Projetos de preservação e estudos de fauna e flora promovem biodiversidade e benefícios socioeconômicos na região

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está comprometida com a preservação ambiental e a biodiversidade da Mata Atlântica na Zona da Mata Mineira.

A empresa mantém duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), uma em Boa Esperança, em Descoberto, e outra em São Lourenço, em Itamarati de Minas, totalizando 304 ha. Essas áreas, conectadas a outras regiões preservadas, contribuirão no futuro para a formação do maior maciço florestal particular de Mata Atlântica em Minas Gerais.

As RPPN da CBA são categorizadas como Unidades de Conservação (UC) e possuem um plano de manejo registrado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o qual estabelece diretrizes para o uso e a preservação das áreas.

As regiões protegidas pela CBA abrigam cerca de 2 mil árvores nativas e 200 espécies de flora e fauna, incluindo 25 espécies de animais migratórios. Esses animais desempenham um papel crucial na manutenção da biodiversidade, na dispersão de sementes e no controle de populações de insetos, além de indicarem a eficácia dos corredores ecológicos.

A preservação ambiental nas RPPN da CBA conta com a participação do Laboratório de Restauração Florestal da Universidade Federal de Viçosa (LARF/UFV). Para este ano, além da continuidade do projeto, com o monitoramento e a manutenção dessas áreas, estão previstos novos estudos de fauna e flora.

“Estamos buscando aprimorar a compreensão da dinâmica das espécies, promovendo oportunidades de gestão perante os desafios do desenvolvimento sustentável do território em que estamos inseridos. Incluindo os benefícios ambientais, o trabalho realizado promove benefícios socioeconômicos para a região, como o ICMS Ecológico para os municípios de Itamarati de Minas e Descoberto, onde estão localizadas as RPPN da CBA”, afirma Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

CBA abre inscrições para programa de estágio

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está com as inscrições abertas para o seu Programa de Estágio 2024, oferecendo vagas em diversas unidades da empresa, localizadas em Miraí (MG), Itapissuma (PE), Niquelândia (GO), Alumínio (SP), Araçariguama (SP) e São Paulo (SP). Visando a fortalecer a cultura de valorização das pessoas, o programa busca atrair estudantes

Alcoa Foundation e Pronatura unem-se para impulsionar desenvolvimento sustentável em Juruti, no Pará

Com o propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Juruti, município localizado no coração da Amazônia paraense, a Alcoa Foundation estabeleceu parceria com o Instituto Pronatura International para criar uma cadeia de valor integrada que promova práticas sociais, econômicas e ambientais mais sustentáveis para as comunidades locais. Com duração de um ano, o estudo

Hydro e parceiros lançam projeto inovador sobre educação na Amazônia

Em agosto de 2023, a Hydro lançou o Itinerários Amazônicos, programa que desde então vem transformando vidas na Amazônia por meio da educação. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Iungo, Instituto Reúna e rede Uma Concertação pela Amazônia, com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo de Sustentabilidade

Rolar para cima
Rolar para cima