005_SCA_Guangzhou_Grand_Theatre

Alumínio evoca o brilho da seda em fachada de teatro chinês

Mais de 14 mil painéis metálicos integram o projeto sediado em Guangzhou

Há milhares de anos, a seda tem sido pintada e bordada por artistas na cidade de Guangzhou, localizada no Sul da China, para representar mitos e cenas da natureza em tapeçarias e mantos ornamentais.

Foi a partir dessa inspiração que o escritório londrino SCA (Steven Chilton Architects) desenvolveu mais um projeto de vanguarda para a região, o edifício Sunac Guangzhou Grand Theatre.

O objetivo dos arquitetos foi imprimir na aparência do novo teatro dez dobras suavemente curvas e retorcidas que remetem à forma e à textura de um lenço de seda, com ilustrações do artista Zhang Hongfei.

Com o uso de modelagem digital avançada, foi possível elaborar a geometria do revestimento externo com 14.600 painéis triangulares de alumínio anodizado nas cores dourada e vermelha. As peças predominantemente douradas ajudam a refletir o calor para fora do edifício.

As imagens impressas na fachada metálica foram influenciadas por um mito local: os “100 pássaros em homenagem à fênix”, que representa virtude e graça. A SCA digitalizou os desenhos feitos à mão antes de mapear cada figura na geometria da superfície.

Com o nosso trabalho no teatro, temos nos empenhado em canalizar a história, a emoção e a energia criativa da cidade por meio de um edifício cujo objetivo é alimentar a próxima geração de líderes culturais nas artes cênicas”, ressalta Steven Chilton, diretor da SCA.

Veja também:

Expo Revestir 2024: alumínio é destaque por minimalismo e sustentabilidade

A Expo Revestir, uma das principais feiras de negócios que apresentam materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construção, foi realizada de 19 a 22 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. Organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), essa foi

A versatilidade do alumínio: inovações e aplicações na indústria médica

O alumínio, elemento essencial nos bastidores da indústria médica, desempenha múltiplos papéis que aprimoram a eficácia de remédios e a fabricação de equipamentos de alta tecnologia. Um exemplo é a produção de medicamentos que contêm hidróxido de alumínio, bem como vacinas, em que sua presença, em doses entre 0,3 e 1,5 mg por aplicação, não representa

Rolar para cima
Rolar para cima