WhatsApp Image 2021-08-04 at 15.00.50

ABAL apresenta Janaina Donas como nova presidente-executiva

Primeira mulher a liderar a entidade em 51 anos, profissional tem ampla experiência nos segmentos de alumínio e mineração

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) apresentou Janaina Donas como presidente-executiva. A chegada da profissional ao cargo marca o seu retorno à indústria do alumínio, setor em que atuou por sete anos.

A profissional foi diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa. No cargo, representou a companhia em diversos Comitês e Conselhos da ABAL. Agora, volta ao segmento como primeira mulher a ocupar a presidência-executiva desde a fundação da entidade, em 1970.

“É uma grande satisfação estar de volta para assumir um desafio tão estimulante como a gestão de uma entidade reconhecida por representar um setor vital para a economia do país e para a vida das pessoas”, diz.

Uma das prioridades da executiva será reforçar o posicionamento do alumínio como solução pronta para um mundo que caminha cada vez mais na direção da sustentabilidade.

“Temos um produto extremamente competitivo devido à baixa pegada de carbono do alumínio brasileiro. E uma cadeia produtiva com práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que são referência nos sistemas desempenho para o setor no mundo. Vamos trabalhar para promover e alavancar essas qualidades”, promete.

Carreira e formação
Entre a saída da Alcoa e chegada à ABAL, Janaina trabalhou no Peru e em Miami como diretora de Relações Externas e Novos Negócios para América Latina da Newmont Corporation, companhia que atua na mineração de ouro.

Ela é formada em Relações Internacionais, com MBA em Gestão de Negócios e larga experiência corporativa. Iniciou a carreira como consultora política, atuando em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, como mineração, energia, bens de consumo, agroindustrial e farmacêutico.

Veja também:

Alcoa Poços de Caldas agenda auditoria para certificação ASI

A Alcoa de Poços de Caldas (MG) está se preparando para receber a certificação no padrão de desempenho da organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A auditoria está agendada para março de 2022. As unidades da companhia localizadas em São Luís (MA) e Juruti (PA) já conquistaram o selo. “Acreditamos que esse é um importante

Alubar cria link específico para PCDs em banco de talentos online

A Alubar, fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio, passou a disponibilizar um link específico no seu banco de talentos para pessoas com deficiência (PCDs) interessadas em vagas de emprego na planta paraense de Barcarena e no escritório global em São Paulo.  As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na plataforma de recrutamento e seleção #SejaAlubar.

Apesar dos desafios, veículos elétricos e híbridos crescem no Brasil

A eletromobilidade é uma tendência mundial que ainda depende de uma política nacional e de medidas de apoio ao transporte sustentável para avançar no Brasil. Por enquanto, há 66 mil veículos elétricos e híbridos circulando pelo país, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Apesar dos desafios de infraestrutura de recarga e

Rolar para cima