WhatsApp Image 2021-08-04 at 15.00.50

ABAL apresenta Janaina Donas como nova presidente-executiva

Primeira mulher a liderar a entidade em 51 anos, profissional tem ampla experiência nos segmentos de alumínio e mineração

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) apresentou Janaina Donas como presidente-executiva. A chegada da profissional ao cargo marca o seu retorno à indústria do alumínio, setor em que atuou por sete anos.

A profissional foi diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa. No cargo, representou a companhia em diversos Comitês e Conselhos da ABAL. Agora, volta ao segmento como primeira mulher a ocupar a presidência-executiva desde a fundação da entidade, em 1970.

“É uma grande satisfação estar de volta para assumir um desafio tão estimulante como a gestão de uma entidade reconhecida por representar um setor vital para a economia do país e para a vida das pessoas”, diz.

Uma das prioridades da executiva será reforçar o posicionamento do alumínio como solução pronta para um mundo que caminha cada vez mais na direção da sustentabilidade.

“Temos um produto extremamente competitivo devido à baixa pegada de carbono do alumínio brasileiro. E uma cadeia produtiva com práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que são referência nos sistemas desempenho para o setor no mundo. Vamos trabalhar para promover e alavancar essas qualidades”, promete.

Carreira e formação
Entre a saída da Alcoa e chegada à ABAL, Janaina trabalhou no Peru e em Miami como diretora de Relações Externas e Novos Negócios para América Latina da Newmont Corporation, companhia que atua na mineração de ouro.

Ela é formada em Relações Internacionais, com MBA em Gestão de Negócios e larga experiência corporativa. Iniciou a carreira como consultora política, atuando em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, como mineração, energia, bens de consumo, agroindustrial e farmacêutico.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima