A unidade da Hydro em Tubarão (SC), está celebrando 49 anos de existência este ano. A fábrica produz perfis de alumínio destinados aos setores de construção civil e industrial e empregados em aeroportos, estádios de futebol e edifícios de alto padrão.
A empresa possui capacidade total de produção de 29 mil t anuais de perfis extrudados e oferece processos especializados de recorte, estampagem e polimento de perfis de alumínio. Além disso, a Hydro conta com uma unidade de anodização para acabamento superficial dos perfis de alumínio na região, com capacidade para 6 mil t por ano.
Para aprimorar ainda mais a infraestrutura da unidade, a companhia está modernizando seu laboratório de ensaios mecânicos e a área de carregamento. De 2019 a 2023, foram investidos R$ 30 milhões na unidade, com um adicional de R$ 5,3 milhões previsto para este ano.
A empresa gera cerca de trezentos empregos diretos e indiretos na região e mantém um parque ambiental para a conservação de áreas naturais e a preservação da biodiversidade. A reserva em Tubarão abrange 39 ha e está localizada a 3 km da planta, com 85% de floresta nativa.
“Estamos sempre buscando contribuir com o desenvolvimento de Tubarão, que completa 154 anos em maio e é uma das principais cidades não só de Santa Catarina, mas de toda a Região Sul do Brasil. Incentivamos a contratação de fornecedores locais; revitalizamos escolas e centros educacionais; e realizamos ações de voluntariado, como campanhas para doação de alimentos e agasalhos, kits de higiene pessoal e fraldas geriátricas, entre outros”, afirma Sérgio Ferraretto, diretor de Planta da Hydro Extrusão em Tubarão.
A Hydro também dispõe de mais duas plantas no negócio de extrusão no Brasil, uma em Itu e outra em Santo André, ambas no Estado de São Paulo. A capacidade instalada anual no País é de, aproximadamente, 75 mil t.
Foto: Divulgação Hydro