A Toshiba Corporation acaba de apresentar o módulo SCiB, seu mais recente avanço em baterias de íon-lítio. Projetado para impulsionar a eletrificação de ônibus, navios e aplicações estacionárias, o novo produto possui placa de base de alumínio, o qual promete dissipar o calor com uma eficiência duas vezes maior que os módulos atuais.
As baterias recarregáveis SCiB destacam-se ainda por apresentar segurança, longa vida útil, bom desempenho em baixas temperaturas, carregamento rápido, alta potência e amplo estado de carga efetivo. Essas características tornam as baterias ideais para aplicações exigentes, como veículos híbridos, ônibus elétricos, guindastes, trens e veículos automatizados em centros de logística.
O alumínio
O desafio da empresa consistia em controlar o superaquecimento das baterias de íon-lítio, especialmente em aplicações de alta demanda, como os veículos elétricos. A solução foi encontrada no uso estratégico do alumínio em sua estrutura, aproveitando sua excelente condutividade térmica para dissipar o calor de forma eficiente. Esse avanço não só aumenta a vida útil das baterias, como também melhora a eficiência dos ciclos de carga e descarga. Para viabilizar a tecnologia, a Toshiba conseguiu isolar o alumínio das células da bateria, desenvolvendo uma nova estrutura que garante a segurança e o desempenho do produto.
A novidade estará disponível ainda neste mês de abril no mercado japonês e internacional.
Fonte: Toshiba Global
Foto: Toshiba Global