Product image

Toshiba lança bateria com alumínio para veículos elétricos

Módulo conta com placa que dissipa o calor e prolonga a vida útil dos automóveis

A Toshiba Corporation acaba de apresentar o módulo SCiB, seu mais recente avanço em baterias de íon-lítio. Projetado para impulsionar a eletrificação de ônibus, navios e aplicações estacionárias, o novo produto possui placa de base de alumínio, o qual promete dissipar o calor com uma eficiência duas vezes maior que os módulos atuais.

As baterias recarregáveis SCiB destacam-se ainda por apresentar segurança, longa vida útil, bom desempenho em baixas temperaturas, carregamento rápido, alta potência e amplo estado de carga efetivo. Essas características tornam as baterias ideais para aplicações exigentes, como veículos híbridos, ônibus elétricos, guindastes, trens e veículos automatizados em centros de logística.

O alumínio

O desafio da empresa consistia em controlar o superaquecimento das baterias de íon-lítio, especialmente em aplicações de alta demanda, como os veículos elétricos. A solução foi encontrada no uso estratégico do alumínio em sua estrutura, aproveitando sua excelente condutividade térmica para dissipar o calor de forma eficiente. Esse avanço não só aumenta a vida útil das baterias, como também melhora a eficiência dos ciclos de carga e descarga. Para viabilizar a tecnologia, a Toshiba conseguiu isolar o alumínio das células da bateria, desenvolvendo uma nova estrutura que garante a segurança e o desempenho do produto.

A novidade estará disponível ainda neste mês de abril no mercado japonês e internacional.

Fonte: Toshiba Global

Foto: Toshiba Global

Veja também:

Alumínio brasileiro em destaque na COP30

De 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará, realizar-se-á a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Na ocasião, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em conjunto com as indústrias do setor, apresentará ao mundo que o alumínio, um metal leve e versátil, pode ser protagonista na construção de

Setor do alumínio mostra sua força na COP30

Preparando o terreno para a COP30, empresas do setor de alumínio, como Alcoa, Novelis, Hydro e MRN, intensificam seus projetos de sustentabilidade, visando a demonstrar o compromisso com a descarbonização, economia circular e responsabilidade socioambiental. O evento, a ser realizado em Belém, capital do Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, será palco

Grupo Boticário inova com embalagens de alumínio reciclado

Desde o lançamento da sua nova embalagem de aerossol de alumínio reciclado, o Grupo Boticário já evitou a emissão de mais de 240 t de dióxido de carbono na atmosfera e reduziu em mais de 100 t o volume de resíduos de alumínio. Fruto da parceria com a Trivium Packaging, multinacional especialista em embalagens metálicas,

Rolar para cima
Rolar para cima