Para garantir o uso mais avançado do alumínio no segmento automotivo, a Tesla – fabricante norte-americana de veículos elétricos – planeja substituir centenas de robôs por máquinas imensas de fundição.
O investimento deve ser feito na planta da empresa localizada na Alemanha e a intenção é fabricar peças únicas de chassis, conforme divulgado pela Reuters.
Recentemente, Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou a intenção de produzir o módulo para o novo SUV Modelo Y, que atualmente conta com chassi formado por duas grandes fundições de alumínio e cerca de 70 componentes anexados. Segundo o executivo, a nova aplicação do metal representa um passo radical que envolve vantagens relacionadas a design, leveza e produção.
“Será incrível vê-la em operação. A maior máquina de fundição já feita fará a carroceria traseira em uma única peça, incluindo os trilhos de proteção”, afirmou Musk, sem dar mais detalhes sobre o lançamento.
Essas máquinas são conhecidas como “Giga Press” e têm o tamanho de uma casa. Atualmente, são fabricadas pelo Grupo italiano Idra.