Carreta-em-alumínio-Tegma

Tegma desenvolve semirreboque de alumínio para transporte de grãos

Carreta permite redução de custos operacionais e de emissão de poluentes

A operadora logística Tegma idealizou um novo implemento rodoviário para atender as necessidades de um cliente do segmento de grãos, que necessitava reduzir os custos relacionados às carretas e o tempo de descarga. O alumínio foi peça-chave no atingimento desses objetivos, fruto do projeto executado em parceria com a Liess Máquinas e Equipamentos.  

“Optamos pelo alumínio porque esse material não exige a mesma manutenção que o aço carbono e, por ser muito mais leve, permite carregar um volume maior do produto e reduzir custos de transporte, como combustível e pedágio”, explica Rafael Molero, gerente de Operações da Tegma.

O protótipo do semirreboque envolveu a construção de uma caixa de carga de alumínio e a colocação de três eixos (em vez dos quatro) do bitrem. Além disso, optou-se por um sistema de descarga mais rápido e silencioso, além do uso de pneus mais baixos e estreitos, para aumentar a estabilidade e reduzir a aderência e consumo.

Os resultados do projeto foram positivos. Em comparação com os veículos usados anteriormente, houve uma elevação de 41% da vazão de descarga.

“Com esse novo sistema, podemos descarregar mais caminhões no tempo antes gasto ou a mesma quantidade de carretas em tempo menor”, ressalta o executivo da Tegma.

O semirreboque também permitiu a redução de 10% nos custos de pedágios em razão do menor número de eixos, além de uma economia de 9% no consumo de combustível e de 10,6% na emissão de poluentes.

Em conjunto com os engenheiros da Liess, a companhia avalia a possibilidade de aprimorar detalhes que possibilitem atender com mais efetividade os desafios apresentados pelo cliente.

Entre essas mudanças, foi diminuído o comprimento do veículo, abatendo o peso total em cerca de 300 kg e colocado um sistema que permite suspender dois eixos quando o veículo trafega vazio, o que reduz o valor pago no pedágio e o consumo de combustível.

Veja também:

Alcoa Wheels lança roda de alumínio 3 kg mais leve

A Alcoa Wheels – divisão de rodas de alumínio forjadas da Howmet Aerospace – lançou o modelo Ultra One, considerada a mais leve do mercado de veículos comerciais. Com 8,25 x 22,50″ de dimensão, pesa 47% menos do que a roda similar de aço. Além disso, é 3 kg mais leve em comparação à geração

Mantido pela MRN, Hospital de Porto Trombetas completa 36 anos no Pará

O Hospital de Porto Trombetas (HPTR), localizado no distrito de mesmo nome, no município paraense de Oriximiná, comemora 36 anos de funcionamento nesta sexta-feira, dia 23 de julho. Mantido pela Mineração Rio do Norte (MRN) e gerenciado pela Pró-Saúde, o estabelecimento possui mais de 20 especialidades e já realizou cerca de 750 mil atendimentos, incluindo ambulatoriais, de urgência, cirúrgicos

Métodos de união de materiais para ligas de alumínio automotivas

Nos últimos anos, a tendência de redução de peso dos veículos vem sendo discutida em diversos países. O debate inclui a maior aplicação de ligas de alumínio em estruturas veiculares, viabilizando o alcance de melhores índices de consumo de combustível e emissões de gases poluentes, além de maior autonomia da bateria dos veículos elétricos. Nos

Rolar para cima