Projeto CBA_Mudas Altas (1)

Técnica inovadora da CBA favorece o reflorestamento na Zona da Mata Mineira

Empresa opta pelo plantio de mudas altas para combater espécies invasoras

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) tem plantado mudas altas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas de reflorestamento na Zona da Mata Mineira. O objetivo é acelerar o restabelecimento da flora, criando áreas para ampliação da fauna.

A técnica inovadora para uso em larga escala foi desenvolvida pela empresa em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com viveiristas da região de Dona Eusébia (MG).

A ideia surgiu para evitar que as mudas nativas sofram com altas taxas de mortalidade com a competição das espécies invasoras agressivas, como a braquiária. A solução foi optar por mudas altas, com 2,5 metros – bem maiores que a padrão, de 50 cm.  

“Trabalhamos fortemente para validar cientificamente essa iniciativa do time de restauração com os cientistas da UFV, contribuindo para a melhoria da biodiversidade na região. Mais uma tecnologia aberta desenvolvida dentro do ambiente da mineração de bauxita, que é referência em sustentabilidade”, destaca Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da CBA na região.

Vantagens

Com o plantio de mudas altas, ocorre o sombreamento mais rápido das gramíneas exóticas, o que contribui para o enfraquecimento e até a erradicação dessas espécies.

As mudas altas também funcionam como poleiros para a avifauna, contribuindo para a chegada de sementes trazidas pelos pássaros e para a manutenção e o aumento da biodiversidade na área em restauração.

Até o momento, foram plantadas mais de 90 mil mudas altas nas áreas de restauração florestal na Zona da Mata Mineira. O trabalho é monitorado por uma equipe especializada contratada pela CBA.

Foto: Divulgação

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima