mantour-x-2

Startup desenvolve o patinete elétrico de alumínio mais leve do mundo

Mantour X tem modelo dobrável, pesa pouco mais de 7 kg e possui função autoequilibrante

A startup FlowDot, fundada há cinco anos e focada na elaboração de produtos de transporte, desenvolveu o patinete elétrico dobrável Mantour X. O modelo de alumínio e fibra de carbono, cujo primeiro lote está sendo produzido por meio de uma campanha de financiamento coletivo, garante ao produto um peso total de apenas 7,2 kg, com capacidade de carga de até 100 kg. As informações são do portal Aluauto.

Segundo a FlowDot, o alumínio não só confere leveza ao Mantour X, mas também contribui para o aumento da resistência e durabilidade do produto.

O patinete tem dimensões compactas (103,7 x 39,7 x 76,1 cm) e é dobrável, em uma operação que a empresa afirma levar apenas cinco segundos — com isso, o equipamento fica com um volume final de 80,3 x 13,6 x 18,1 cm, o que o torna ainda mais portátil.

Outro diferencial do Mantour X é o follow mode: uma vez dobrado, o produto se autoequilibra em uma roda só; com uma leve inclinação para frente ou para trás, traciona o patinete, facilitando o trabalho de armazená-lo em locais fechados. O patinete tem ainda dois sistemas de freio: elétrico, para reduções graduais de velocidade e acionado por uma alavanca no guidão; e o tradicional freio físico, acionado por um pedal acima da roda traseira.

O Mantour X conta com um motor elétrico de 240 w, atingindo velocidade máxima de 20 km/h, e possui autonomia para até 20 km, enquanto as baterias são completamente recarregadas em até quatro horas. O modelo é à prova d’água e poeira, com grau de proteção IP54, e traz ainda um display que indica a velocidade e a carga da bateria, além de um farol de LED.

 

LEIA TAMBÉM:

Crédito da imagem: divulgação


Revolução na locomoção
Startup cria primeiro veículo 100% elétrico a ser fabricado em série no Brasil

Veja também:

Alumínio aplicado no primeiro Airbus 380 a entrar em operação se transforma em souvenir

Em janeiro deste ano, o primeiro avião do modelo Airbus 380 foi totalmente desmontado. Parte das 560 toneladas da fuselagem foi transformada em sete mil etiquetas de alumínio para bagagem, com edição limitada. O produto foi fabricado pela Aviation Tag, empresa especializada na transformação do material proveniente de aeronaves em souvenir. As etiquetas exclusivas podem

Novelis mantém parcerias estratégicas no setor automotivo

Com foco no desenvolvimento de veículos mais leves e eficientes, a Novelis está trabalhando com diversos produtores de equipamentos para veículos, os chamados Original Equipment Manufacturers (OEMs), para oferecer ligas de alumínio de alta resistência e com processos que atendam as demandas atuais. Atualmente, 100% das chapas de alumínio enviadas à fábrica da Jaguar Land Rover

Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora alemã Mercedes-Benz já utiliza ligas de alumínio em seus produtos. O objetivo é melhorar a eficiência de combustível e, consequentemente, diminuir o desgaste do automóvel. Os metais mais leves e duráveis estão presentes tanto nos chassis, carroceria, freios e aerofólio, como nos acabamentos internos — no caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu