mantour-x-2

Startup desenvolve o patinete elétrico de alumínio mais leve do mundo

Mantour X tem modelo dobrável, pesa pouco mais de 7 kg e possui função autoequilibrante

A startup FlowDot, fundada há cinco anos e focada na elaboração de produtos de transporte, desenvolveu o patinete elétrico dobrável Mantour X. O modelo de alumínio e fibra de carbono, cujo primeiro lote está sendo produzido por meio de uma campanha de financiamento coletivo, garante ao produto um peso total de apenas 7,2 kg, com capacidade de carga de até 100 kg. As informações são do portal Aluauto.

Segundo a FlowDot, o alumínio não só confere leveza ao Mantour X, mas também contribui para o aumento da resistência e durabilidade do produto.

O patinete tem dimensões compactas (103,7 x 39,7 x 76,1 cm) e é dobrável, em uma operação que a empresa afirma levar apenas cinco segundos — com isso, o equipamento fica com um volume final de 80,3 x 13,6 x 18,1 cm, o que o torna ainda mais portátil.

Outro diferencial do Mantour X é o follow mode: uma vez dobrado, o produto se autoequilibra em uma roda só; com uma leve inclinação para frente ou para trás, traciona o patinete, facilitando o trabalho de armazená-lo em locais fechados. O patinete tem ainda dois sistemas de freio: elétrico, para reduções graduais de velocidade e acionado por uma alavanca no guidão; e o tradicional freio físico, acionado por um pedal acima da roda traseira.

O Mantour X conta com um motor elétrico de 240 w, atingindo velocidade máxima de 20 km/h, e possui autonomia para até 20 km, enquanto as baterias são completamente recarregadas em até quatro horas. O modelo é à prova d’água e poeira, com grau de proteção IP54, e traz ainda um display que indica a velocidade e a carga da bateria, além de um farol de LED.

 

LEIA TAMBÉM:

Crédito da imagem: divulgação


Revolução na locomoção
Startup cria primeiro veículo 100% elétrico a ser fabricado em série no Brasil

Veja também:

Alcoa Wheels lança roda de alumínio 3 kg mais leve

A Alcoa Wheels – divisão de rodas de alumínio forjadas da Howmet Aerospace – lançou o modelo Ultra One, considerada a mais leve do mercado de veículos comerciais. Com 8,25 x 22,50″ de dimensão, pesa 47% menos do que a roda similar de aço. Além disso, é 3 kg mais leve em comparação à geração

Métodos de união de materiais para ligas de alumínio automotivas

Nos últimos anos, a tendência de redução de peso dos veículos vem sendo discutida em diversos países. O debate inclui a maior aplicação de ligas de alumínio em estruturas veiculares, viabilizando o alcance de melhores índices de consumo de combustível e emissões de gases poluentes, além de maior autonomia da bateria dos veículos elétricos. Nos

Novo Nissan Qashqai adota painéis de alumínio

O novo Nissan Qashqai é o segundo modelo global da marca japonesa construído com a maior parte de seus painéis de fechamento — capô, portas e paralamas dianteiros — produzidos com alumínio. Isso faz com que a carroceria do SUV de porte médio, produzido na fábrica em Sunderland, na Inglaterra, seja 60 quilos mais leve

Rolar para cima