Industrie und Fahne von Brasilien

“Setor do alumínio vive seu melhor momento no Brasil”, ressalta presidente-executiva da ABAL ao ‘Valor Econômico’

Janaina Donas comentou o balanço do setor em 2021, cujo consumo cresceu 10,9% e alcançou o volume recorde de 1,58 milhão de toneladas

Na terça-feira, 10 de maio, o jornal Valor Econômico publicou entrevista exclusiva com Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A executiva abordou o balanço do setor em 2021 e as perspectivas para os próximos anos.

Os resultados consolidados pela entidade mostram que a indústria do alumínio reverteu, em 2021, o impacto negativo da pandemia em 2020, com crescimento de 10,9% no consumo doméstico de produtos transformados e volume recorde de 1,58 milhão de toneladas.

“O setor de alumínio vive o seu melhor momento no Brasil, num cenário de muitas mudanças aqui e mundialmente”, disse a presidente-executiva da ABAL.

Janaina cita o recorde de consumo no mercado brasileiro e a retomada de investimentos por parte das empresas, com aportes de R$ 30 bilhões previstos no período de 2021 a 2025.

Além disso, a executiva celebra o religamento da fábrica de Redução do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), que estava paralisada pelo alto Custo Brasil desde 2015, e as iniciativas de investimentos em fontes de energia renováveis e na substituição de combustíveis fósseis.

Segundo a reportagem, Donas admite um “otimismo cauteloso” para 2022 diante do cenário local e global.

“Vemos uma acomodação na demanda no setor de embalagens, que representa 40% do consumo total. Ainda há problema de falta de semicondutores no setor automotivo e as eleições, que geram mais volatilidade na economia, além da inflação e taxa de juros em alta”.

Acesse aqui, e leia o conteúdo na íntegra.

Crédito da imagem: Robert Biedermann/adobe.stock.com

Veja também:

Ações sustentáveis da indústria do alumínio são destaque no ‘Financial Times’

Por conta do aniversário de 50 anos do International Aluminium Institute (IAI), o jornal britânico Financial Times vem publicando uma série de conteúdos que descrevem a jornada da entidade e da indústria do alumínio. O artigo ‘Aluminium: shaping a better tomorrow’, assinado por Mills Prosser, secretário-geral do IAI, aponta as contribuições do metal para o

Dia da Indústria: a importância do setor produtivo do alumínio brasileiro

Em 25 de maio comemora-se o Dia da Indústria. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo brasileiro respondeu por 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 71,8% das exportações brasileiras em 2021. Os dados mais recentes indicam que o setor industrial também representa 68,6% do investimento empresarial em pesquisa

Folhas de alumínio para baterias de íons de lítio serão produzidas no Brasil

A produção de folhas de alumínio no Brasil, destinada majoritariamente para o setor de embalagens, em breve ganhará uma nova e importante aplicação. Um projeto desenvolvido pela parceria entre Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná irá avaliar a viabilidade da utilização da folha de alumínio nacional

Rolar para cima