Industrie und Fahne von Brasilien

“Setor do alumínio vive seu melhor momento no Brasil”, ressalta presidente-executiva da ABAL ao ‘Valor Econômico’

Janaina Donas comentou o balanço do setor em 2021, cujo consumo cresceu 10,9% e alcançou o volume recorde de 1,58 milhão de toneladas

Na terça-feira, 10 de maio, o jornal Valor Econômico publicou entrevista exclusiva com Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A executiva abordou o balanço do setor em 2021 e as perspectivas para os próximos anos.

Os resultados consolidados pela entidade mostram que a indústria do alumínio reverteu, em 2021, o impacto negativo da pandemia em 2020, com crescimento de 10,9% no consumo doméstico de produtos transformados e volume recorde de 1,58 milhão de toneladas.

“O setor de alumínio vive o seu melhor momento no Brasil, num cenário de muitas mudanças aqui e mundialmente”, disse a presidente-executiva da ABAL.

Janaina cita o recorde de consumo no mercado brasileiro e a retomada de investimentos por parte das empresas, com aportes de R$ 30 bilhões previstos no período de 2021 a 2025.

Além disso, a executiva celebra o religamento da fábrica de Redução do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), que estava paralisada pelo alto Custo Brasil desde 2015, e as iniciativas de investimentos em fontes de energia renováveis e na substituição de combustíveis fósseis.

Segundo a reportagem, Donas admite um “otimismo cauteloso” para 2022 diante do cenário local e global.

“Vemos uma acomodação na demanda no setor de embalagens, que representa 40% do consumo total. Ainda há problema de falta de semicondutores no setor automotivo e as eleições, que geram mais volatilidade na economia, além da inflação e taxa de juros em alta”.

Acesse aqui, e leia o conteúdo na íntegra.

Crédito da imagem: Robert Biedermann/adobe.stock.com

Veja também:

Indústria do alumínio deve investir R$ 30 bilhões no Brasil até 2025

Durante entrevista aos jornalistas no 9º Congresso Internacional do Alumínio, organizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo, a presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas, apresentou reflexões e dados significativos sobre o mercado do alumínio no Brasil e no mundo, destacando perspectivas promissoras para

Pesquisadores e profissionais do setor de alumínio são premiados durante o 9º Congresso Internacional

No encerramento do 9º Congresso Internacional do Alumínio, ocorrido em 10 de abril, uma cerimônia especial foi reservada para reconhecer os destaques técnicos apresentados nos dois dias do evento. Quatro estudos foram agraciados com o prêmio de “Melhores Trabalhos Técnicos”, destacando a relevância e inovação das pesquisas realizadas. Rafael Salomão, da Universidade de São Paulo

Miles Prosser, do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), projeta maior uso do alumínio em escala global

Durante o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e que atraiu mais de 550 participantes nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo (SP), Miles Prosser, secretário-geral do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), enfatizou as projeções que indicam um aumento significativo na escala mundial

Rolar para cima
Rolar para cima