porsche-zoom2

Roda Fuchs marca época por ser forjada em alumínio

Design da peça com formato de trevo de cinco folhas foi proposto pela Porsche

No início dos anos 1960, começava a ser desenvolvida a primeira roda de carro feita com alumínio forjado do mundo. O objetivo era atender à demanda da Porsche para o estilo esportivo do modelo 911S. 

Para produzir peças mais leves e com alta resistência, a empresa alemã Otto Fuchs criou uma solução inovadora a partir da prensa de blocos de alumínio. O processo de forjamento, dividido em seis etapas, possibilitou a criação de rodas com apenas 5 kg cada, 3 kg mais leves que as de aço, padrão do  911.  

Após a apresentação do protótipo, com aparência diferente do produto final, Ferdinand Porsche Jr, criador da montadora, sugeriu mudanças que resultaram no design moderno da roda Fuchs, em formato de trevo de cinco folhas. Não por acaso, o modelo é considerado um dos mais clássicos da história do automobilismo, sendo reproduzida até hoje por fabricantes de todo o planeta.

Além da Porsche
A Otto Fuchs também foi responsável pela primeira roda de alumínio usada na Mercedes S-Class de 1972. Hoje, mais de 2,5 milhões de rodas forjadas são fabricadas anualmente pela empresa para a Alfa Romeo, BMW, Ferrari, Rolls-Royce, Volkswagen, entre outras.

Segundo a Otto Fuchs, o alumínio é utilizado em todas as áreas de negócios. Além do baixo peso, o metal apresenta alta resistência, inclusive à corrosão, e pode ser processado por forjamento, extrusão e laminação de anéis. 

Veja também:

Alumínio aplicado no primeiro Airbus 380 a entrar em operação se transforma em souvenir

Em janeiro deste ano, o primeiro avião do modelo Airbus 380 foi totalmente desmontado. Parte das 560 toneladas da fuselagem foi transformada em sete mil etiquetas de alumínio para bagagem, com edição limitada. O produto foi fabricado pela Aviation Tag, empresa especializada na transformação do material proveniente de aeronaves em souvenir. As etiquetas exclusivas podem

Novelis mantém parcerias estratégicas no setor automotivo

Com foco no desenvolvimento de veículos mais leves e eficientes, a Novelis está trabalhando com diversos produtores de equipamentos para veículos, os chamados Original Equipment Manufacturers (OEMs), para oferecer ligas de alumínio de alta resistência e com processos que atendam as demandas atuais. Atualmente, 100% das chapas de alumínio enviadas à fábrica da Jaguar Land Rover

Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora alemã Mercedes-Benz já utiliza ligas de alumínio em seus produtos. O objetivo é melhorar a eficiência de combustível e, consequentemente, diminuir o desgaste do automóvel. Os metais mais leves e duráveis estão presentes tanto nos chassis, carroceria, freios e aerofólio, como nos acabamentos internos — no caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu