porsche-zoom2

Roda Fuchs marca época por ser forjada em alumínio

Design da peça com formato de trevo de cinco folhas foi proposto pela Porsche

No início dos anos 1960, começava a ser desenvolvida a primeira roda de carro feita com alumínio forjado do mundo. O objetivo era atender à demanda da Porsche para o estilo esportivo do modelo 911S. 

Para produzir peças mais leves e com alta resistência, a empresa alemã Otto Fuchs criou uma solução inovadora a partir da prensa de blocos de alumínio. O processo de forjamento, dividido em seis etapas, possibilitou a criação de rodas com apenas 5 kg cada, 3 kg mais leves que as de aço, padrão do  911.  

Após a apresentação do protótipo, com aparência diferente do produto final, Ferdinand Porsche Jr, criador da montadora, sugeriu mudanças que resultaram no design moderno da roda Fuchs, em formato de trevo de cinco folhas. Não por acaso, o modelo é considerado um dos mais clássicos da história do automobilismo, sendo reproduzida até hoje por fabricantes de todo o planeta.

Além da Porsche
A Otto Fuchs também foi responsável pela primeira roda de alumínio usada na Mercedes S-Class de 1972. Hoje, mais de 2,5 milhões de rodas forjadas são fabricadas anualmente pela empresa para a Alfa Romeo, BMW, Ferrari, Rolls-Royce, Volkswagen, entre outras.

Segundo a Otto Fuchs, o alumínio é utilizado em todas as áreas de negócios. Além do baixo peso, o metal apresenta alta resistência, inclusive à corrosão, e pode ser processado por forjamento, extrusão e laminação de anéis. 

Veja também:

Startup desenvolve o patinete elétrico de alumínio mais leve do mundo

A startup FlowDot, fundada há cinco anos e focada na elaboração de produtos de transporte, desenvolveu o patinete elétrico dobrável Mantour X. O modelo de alumínio e fibra de carbono, cujo primeiro lote está sendo produzido por meio de uma campanha de financiamento coletivo, garante ao produto um peso total de apenas 7,2 kg, com

BMW lança nova ‘roda aerodinâmica’ com base de alumínio

As rodas podem influenciar a eficiência geral de um veículo em até 30%. Com o objetivo de garantir melhora na aerodinâmica em 5%, a BMW traz uma nova roda para o veículo elétrico BMW iX3, cujo lançamento no mercado está previsto ainda para este ano. A nova combinação traz uma roda com base de alumínio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu