Dois dos ganhos mais importantes que a tecnologia oferece à indústria é a segurança dos trabalhadores — os quais não precisam se envolver diretamente em trabalhos que proporcionam riscos — e o ganho de produtividade, fator de suma importância para a competitividade das empresas.
Nesse contexto, usar robôs, operados por controle remoto, para fazer a demolição, limpeza e quebra de soleira dos fornos industriais é uma solução possível e interessante para as indústrias da cadeia do alumínio.
“Robôs de demolição são equipamentos leves e de fácil manejo. Eles podem efetuar operações controladas em locais de confinamento e de alto risco para os operadores, como é o caso da manutenção em altos fornos”, explica Edivaldo Santos, diretor da Lubrimatic, empresa com 25 anos de mercado e que efetua esse tipo de serviço.
A Lubrimatic tem experiência no trabalho com fornos metalúrgicos e é hoje a maior frotista da América Latina de equipamentos da Husqvarna, o que lhe dá capacidade para executar todos os trabalhos relacionados aos fornos.
Já a Husqvarna, companhia de origem sueca com mais de 300 anos de história e operação em todo o mundo, disponibiliza ao mercado três modelos diferentes de equipamentos da linha DXR: o DXR 310, DXR 300 e DXR 140.
Todas as máquinas são controladas remotamente, via bluetooth, para que o operador mantenha uma distância segura do local de trabalho, de até 100 m. Os equipamentos, resistentes inclusive a altas temperaturas, são ideais para atuações em locais confinados, pois, apesar da potência — varia de 15 a 22 kW, de acordo com o modelo —, são compactos e possuem largura de 78 cm, podendo passar por portas de tamanho padrão.
“Dentro da cadeia do alumínio, nós temos o que há de mais recente em máquinas de demolição, oferecendo alta potência, baixo peso e design funcional. É possível trabalhar com ou sem impactos, que causam mais transtornos à operação de uma indústria”, comenta Leonardo Borges, gerente de Vendas da Husqvarna Brasil.
“É por contar com maquinários e ferramentas com esse nível de tecnologia que nós, da Lubrimatic, estamos aptos a oferecer uma gama de serviços para toda a cadeia industrial do alumínio”, complementa o diretor Edivaldo Santos.