WhatsApp Image 2020-07-20 at 09.48.52 (1)

Robôs proporcionam segurança e produtividade na demolição e limpeza de fornos

Controlados a distância, via bluetooth, equipamentos executam o trabalho sem impactos
Conteúdo oferecido pela Lubrimatic, patrocinadora master do portal Revista Alumínio

Dois dos ganhos mais importantes que a tecnologia oferece à indústria é a segurança dos trabalhadores — os quais não precisam se envolver diretamente em trabalhos que proporcionam riscos — e o ganho de produtividade, fator de suma importância para a competitividade das empresas.

Nesse contexto, usar robôs, operados por controle remoto, para fazer a demolição, limpeza e quebra de soleira dos fornos industriais é uma solução possível e interessante para as indústrias da cadeia do alumínio.

“Robôs de demolição são equipamentos leves e de fácil manejo. Eles podem efetuar operações controladas em locais de confinamento e de alto risco para os operadores, como é o caso da manutenção em altos fornos”, explica Edivaldo Santos, diretor da Lubrimatic, empresa com 25 anos de mercado e que efetua esse tipo de serviço.

A Lubrimatic tem experiência no trabalho com fornos metalúrgicos e é hoje a maior frotista da América Latina de equipamentos da Husqvarna, o que lhe dá capacidade para executar todos os trabalhos relacionados aos fornos.

Já a Husqvarna, companhia de origem sueca com mais de 300 anos de história e operação em todo o mundo, disponibiliza ao mercado três modelos diferentes de equipamentos da linha DXR: o DXR 310, DXR 300 e DXR 140.

Todas as máquinas são controladas remotamente, via bluetooth, para que o operador mantenha uma distância segura do local de trabalho, de até 100 m. Os equipamentos, resistentes inclusive a altas temperaturas, são ideais para atuações em locais confinados, pois, apesar da potência — varia de 15 a 22 kW, de acordo com o modelo —, são compactos e possuem largura de 78 cm, podendo passar por portas de tamanho padrão.

“Dentro da cadeia do alumínio, nós temos o que há de mais recente em máquinas de demolição, oferecendo alta potência, baixo peso e design funcional. É possível trabalhar com ou sem impactos, que causam mais transtornos à operação de uma indústria”, comenta Leonardo Borges, gerente de Vendas da Husqvarna Brasil.

“É por contar com maquinários e ferramentas com esse nível de tecnologia que nós, da Lubrimatic, estamos aptos a oferecer uma gama de serviços para toda a cadeia industrial do alumínio”, complementa o diretor Edivaldo Santos.

 

Veja também:

Hydro compra máscaras caseiras de empreendedores locais no Pará

Para estimular a economia local neste período de pandemia do novo coronavírus, a Hydro adquiriu cerca de 230 mil máscaras caseiras de pequenos fornecedores dos municípios em que suas unidades estão instaladas e as distribuiu para os empregados da Mineração Paragominas, Alunorte, Albras e de escritórios regionais. A seleção seguiu os critérios de qualidade e

A pedido da ABAL, Brasil investiga China por dumping na exportação de laminados de alumínio

Após denúncia realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex) abriu investigação sobre a venda de produtos laminados de alumínio chineses por um preço menor do que o cobrado no mercado interno daquele país, o que afeta a indústria brasileira. Se a prática, chamada de dumping,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu