montagem_portal2

Ricardo Carvalho assume a presidência do Conselho Diretor da ABAL

Agora à frente da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), executivo da CBA tem 40 anos de experiência no setor minero-metalúrgico

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) elegeu, no dia 9 de novembro, Ricardo Carvalho, diretor-presidente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), como novo presidente do Conselho Diretor da entidade para o biênio 2021-2023. Ricardo Figueiredo, membro do Conselho de Administração do Grupo Alubar, é o primeiro vice-presidente.

Ricardo Carvalho tem 40 anos de experiência profissional no setor minero-metalúrgico, sendo 20 anos apenas na Alcoa. De 1999 a 2004, assumiu a função de diretor do Negócio Níquel, na primeira passagem pela Votorantim Metais. Entre 2004 e 2014, atuou na Vale, nas diretorias de Alumínio e de Operações de Metais Básicos.

Em 2014, retornou à Votorantim como diretor do Negócio Alumínio, liderando a redefinição da estratégia e o spin-off da CBA com a Nexa Resources. Desde junho de 2016, é diretor-presidente da CBA, sendo responsável pela implementação da estratégia de longo prazo dos negócios Primários, Transformados e Energia e gestão do Níquel.


Vice-presidência
Já Ricardo Figueiredo atua há mais de 40 anos na indústria de condutores elétricos. Ele iniciou a carreira na Pirelli, em 1980. Na década seguinte, assumiu a gerência de operações na fábrica de fios e cabos elétricos da Alcoa Alumínio.

Em 1999, o executivo ingressou como diretor Industrial na Brasfio, empresa de fios e cabos elétricos de cobre. No Grupo Alubar – fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio – o profissional assumiu a função de diretor executivo em 2003 e tornou-se membro do Conselho de Administração em 2017.



Gestão da entidade
A ABAL é administrada por um Conselho Diretor e um Conselho Fiscal, eleitos para mandatos bienais. As atividades e projetos ficam sob a chancela de comitês técnicos e de mercado. Além disso, a entidade conta com staff permanente, conduzido por Janaina Donas, atual presidente-executiva da entidade.

Veja também:

Indústria do alumínio deve investir R$ 30 bilhões no Brasil até 2025

Durante entrevista aos jornalistas no 9º Congresso Internacional do Alumínio, organizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo, a presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas, apresentou reflexões e dados significativos sobre o mercado do alumínio no Brasil e no mundo, destacando perspectivas promissoras para

Pesquisadores e profissionais do setor de alumínio são premiados durante o 9º Congresso Internacional

No encerramento do 9º Congresso Internacional do Alumínio, ocorrido em 10 de abril, uma cerimônia especial foi reservada para reconhecer os destaques técnicos apresentados nos dois dias do evento. Quatro estudos foram agraciados com o prêmio de “Melhores Trabalhos Técnicos”, destacando a relevância e inovação das pesquisas realizadas. Rafael Salomão, da Universidade de São Paulo

Miles Prosser, do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), projeta maior uso do alumínio em escala global

Durante o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e que atraiu mais de 550 participantes nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo (SP), Miles Prosser, secretário-geral do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), enfatizou as projeções que indicam um aumento significativo na escala mundial

Rolar para cima
Rolar para cima