montagem_portal2

Ricardo Carvalho assume a presidência do Conselho Diretor da ABAL

Agora à frente da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), executivo da CBA tem 40 anos de experiência no setor minero-metalúrgico

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) elegeu, no dia 9 de novembro, Ricardo Carvalho, diretor-presidente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), como novo presidente do Conselho Diretor da entidade para o biênio 2021-2023. Ricardo Figueiredo, membro do Conselho de Administração do Grupo Alubar, é o primeiro vice-presidente.

Ricardo Carvalho tem 40 anos de experiência profissional no setor minero-metalúrgico, sendo 20 anos apenas na Alcoa. De 1999 a 2004, assumiu a função de diretor do Negócio Níquel, na primeira passagem pela Votorantim Metais. Entre 2004 e 2014, atuou na Vale, nas diretorias de Alumínio e de Operações de Metais Básicos.

Em 2014, retornou à Votorantim como diretor do Negócio Alumínio, liderando a redefinição da estratégia e o spin-off da CBA com a Nexa Resources. Desde junho de 2016, é diretor-presidente da CBA, sendo responsável pela implementação da estratégia de longo prazo dos negócios Primários, Transformados e Energia e gestão do Níquel.


Vice-presidência
Já Ricardo Figueiredo atua há mais de 40 anos na indústria de condutores elétricos. Ele iniciou a carreira na Pirelli, em 1980. Na década seguinte, assumiu a gerência de operações na fábrica de fios e cabos elétricos da Alcoa Alumínio.

Em 1999, o executivo ingressou como diretor Industrial na Brasfio, empresa de fios e cabos elétricos de cobre. No Grupo Alubar – fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio – o profissional assumiu a função de diretor executivo em 2003 e tornou-se membro do Conselho de Administração em 2017.



Gestão da entidade
A ABAL é administrada por um Conselho Diretor e um Conselho Fiscal, eleitos para mandatos bienais. As atividades e projetos ficam sob a chancela de comitês técnicos e de mercado. Além disso, a entidade conta com staff permanente, conduzido por Janaina Donas, atual presidente-executiva da entidade.

Veja também:

Tekno Kroma recebe Troféu Transparência 2021

A Tekno Kroma, empresa que atua no mercado de revestimento de metais por meio do sistema de pintura coil coating, conquistou, pela 1ª vez, o Troféu Transparência 2021, concedido anualmente pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). “É o reconhecimento

Rolar para cima