Large number of aluminium drinks cans for recycling.

Recicla Latas debate desafios para a reciclagem em ‘webinar’

Evento abordou a economia circular e a logística reversa da embalagem no Brasil

No dia 17 de maio, a Recicla Latas, entidade gestora responsável por aperfeiçoar a logística reversa das latas de alumínio para bebidas no país, realizou um webinar no canal do YouTube em parceria com o Ministério Público e a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat).

O objetivo foi debater os desafios do setor, economia circular, o papel dos catadores, a adoção do Programa Recicla+, entre outros assuntos relacionados.

Na abertura, Eunice Lima, presidente da Recicla Latas e diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, reforçou que o setor de latas de alumínio é referência mundial em economia circular, com índice de recorde de 98,7% em 2021.

“A cada 100 latinhas consumidas, quase 99 foram reaproveitadas. É muito significativo para os cerca de 800 mil catadores, que com dignidade executam esse trabalho, e para a sociedade em geral, que está cada dia mais consciente na escolha e descarte adequado. O sucesso da reciclagem da latinha não ocorre por acaso. O setor já nasceu com isso incorporado em sua estratégia de negócios e esse compromisso só tem crescido”, disse a executiva.

“Este ano tem se mostrado promissor. Anunciamos o recorde do índice de reciclagem de latas de alumínio no Brasil e o governo federal mudou a Lei da Logística Reversa e instituiu o Recicla+. São conquistas importantes”, acrescentou Renato Paquet, secretário-executivo da entidade gestora.

Também participaram do evento: Maurícia Furlani, promotora de Justiça do Estado do Ceará e membro da Associação Nacional do Ministério Público; Roberto Rocha, presidente da Ancat, e Alfredo Veiga, vice-presidente de Compras da Novelis.

Clique aqui e assista na íntegra.

Sobre a Recicla Latas
Instituída em julho de 2021, a entidade gestora possui os seguintes compromissos-chaves:

  • Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em patamar de 95%;
  • Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia de latas de alumínio;
  • Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
  • Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a destinação adequada das embalagens pós-consumo.

Imagem: mrallen – stock.adobe.com

Veja também:

Pesquisa indica a Alcoa como uma das melhores empresas para profissionais LGBTI+ trabalharem

Realizado pelo Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a primeira edição do levantamento avaliou práticas de diversidade e inclusão em 60 empresas, nacionais e internacionais, com atuação no país. Desse total, 38 receberam a nota máxima e foram consideradas as melhores

Podcast da CBA tem participação de consultora da ABAL sobre esquadrias de alumínio

Já está disponível no Conecta CBA, podcast da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o terceiro episódio da segunda temporada. Magda Reis, consultora da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL); e Fernando Varella, diretor do Negócio de Produtos Transformados da CBA, debatem os aspectos técnicos e aplicações da linha de esquadrias de alumínio Primora, além de tendências

Rolar para cima