A Prysmian, empresa de cabos e sistemas de energia e telecomunicações, inclusive cabos de alumínio, anunciou a aquisição de um novo laboratório móvel para testes de cabos isolados de alta e extra-alta tensão em campo. Com o novo equipamento — o 2º em operação no Brasil —, a empresa eleva sua capacidade de ensaios de 345 para mais de 500 kV, como no projeto de interligação da Subestação Assis, da Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa), no interior de São Paulo.
Antes de entrar em operação no segundo semestre de 2025, o laboratório será apresentado na feira do Seminário Nacional de Distribuição de Energia (Sendi) 2025, em Belo Horizonte (MG), de 27 a 30 de maio.
A iniciativa integra um ciclo de investimentos da empresa no segmento de alta tensão, que também inclui a contratação e capacitação de profissionais — hoje, são mais de cinquenta colaboradores dedicados exclusivamente à área, um crescimento de 300% nos últimos anos.
A novidade está de acordo com as exigências das normas internacionais IEC 60840 e IEC 62067, que determinam testes com fonte independente para garantir segurança e confiabilidade das linhas subterrâneas. Com duas unidades móveis, a Prysmian amplia não só a disponibilidade, mas também a capacidade dos ensaios, seja por elevação de tensão (ligação em série), seja por extensão de cabos (ligação em paralelo).
Além do comissionamento de novos sistemas, os equipamentos permitem avaliações preventivas em redes existentes, reforçando o diferencial competitivo da empresa no mercado nacional de soluções completas em alta tensão.
Foto: Divulgação Prysmian